Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

"Planejar o futuro não é luxo; é sobrevivência"

O agronegócio, um dos setores mais importantes da economia brasileira, enfrenta desafios cada vez mais complexos. A pressão por produtividade, a necessidade de se adaptar às mudanças climáticas e a crescente demanda por alimentos sustentáveis exigem um olhar estratégico de longo prazo.

"Planejar o futuro não é luxo; é sobrevivência"

Foto: Pexels

, CEO da StartSe Agro

4 min

9 out 2024

Atualizado: 9 out 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Diante de crises climáticas, mudanças de mercado e inúmeros desafios globais, aprendemos a viver no presente, a priorizar o planejamento de curto prazo. Mas o que acontece quando esquecemos de olhar para o futuro? 

Negócios que não são capazes de se antecipar às tendências podem estar fadados ao fracasso. Então, é preciso ter uma visão de longo prazo, sem dúvida. A questão é como fazer isso sem engessar as operações, sem perder a capacidade de adaptação.

No agronegócio, o planejamento de curto prazo tornou-se uma necessidade, uma resposta natural aos desafios que enfrentamos. Adaptamos nossas estratégias para reagir rapidamente aos imprevistos – que são muitos e estão cada vez mais frequentes, sobretudo na esfera ambiental. 

O foco no curto prazo é uma resposta natural aos desafios atuais. A pandemia de COVID-19, por exemplo, mostrou que a sobrevivência muitas vezes depende de ações imediatas e pivotagens rápidas. 

  • No entanto, ao concentrar toda a energia no presente, podemos negligenciar oportunidades futuras e ameaças emergentes.

Planejar o futuro não é luxo; é sobrevivência. O longo prazo precisa voltar a ser protagonista, mas com uma nova abordagem: flexível, adaptável, pronta para as mudanças. 

  • Antecipar tendências, prever desafios e se preparar para o que vem adiante é o que pode nos diferenciar no mercado.

O segredo está no equilíbrio e na capacidade de ambidestria. Temos falado muito sobre isso, porque, realmente, é algo fundamental. Ser ambidestro na gestão do negócio é conseguir tocar as operações hoje, seguindo o planejamento do momento presente, mas combinando essa atuação com uma visão de longo prazo. 

Resiliência, flexibilidade e adaptabilidade fazem parte disso. O olhar para a inovação e para a novas tecnologias, também. Mas o grande segredo, mesmo, é ter clareza do seu propósito. Fica mais fácil traçar a rota (e corrigi-la, quando necessário) se você tem noção exata de onde quer chegar.

Fato é que, para estar à frente do mercado, temos que olhar para o horizonte. A inovação nasce dessa inquietação, mas também requer planejamento. 

  • Porque é ao olhar além do presente que criamos o futuro — e esse sempre foi e sempre será o verdadeiro diferencial no mundo dos negócios.

Leitura recomendada

Os maiores especialistas em estratégia, tecnologia e agro vão compartilhar os principais fundamentos, conceitos, cases e um passo a passo para que você possa transformar sua empresa. Confira os detalhes da imersão IAGRO aqui. 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

É CEO da StartSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro. Empreendedor Endeavor, investidor anjo, palestrante e Membro do Accelerate 2030, da ONU. Descomoditizar mentes, ideias e negócios e, a partir disso, criar ideias e de negócios de valor, é a sua grande paixão. Especialista em estratégia e alavancagem de negócios a partir da criação de frameworks modernos capazes de levar os empreendedores e as empresas a um crescimento mais sustentável. Foi sócio da Imgnation Studios, pioneira em Realidade Virtual acelerada por fundos de venture capital globais do Vale do Silício (EUA), e é sócio da Qiron Robotics e da Auster Tecnologias. Membro do conselho da Aegro, da Trag e da Profissionais PSA (PSA) .

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!