StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que Sam Altman, CEO da OpenAI, foi demitido

Decisão foi tomada pelo conselho, que chegou à conclusão que “não tinha mais confiança” na habilidade de Sam à frente da companhia

Por que Sam Altman, CEO da OpenAI, foi demitido

Sam Altman, CEO da OpenAI (Fonte: Getty Images)

, conteúdo exclusivo

4 min

17 nov 2023

Atualizado: 18 nov 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Leandro Miguel Souza

Essa pegou todos nós de surpresa. Em plena sexta-feira (17), Sam Altman, cofundador da OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, foi demitido pelo conselho da companhia de seu cargo de CEO.

Por quê?

  • Segundo destacou a companhia em post no seu blog oficial, a decisão foi tomada pelo conselho, que chegou à conclusão que “não tinha mais confiança” na habilidade de Sam à frente da companhia.

“A saída de Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”, afirmou a empresa em comunicado.

“O conselho continua totalmente comprometido em cumprir esta missão. Somos gratos pelas muitas contribuições de Sam para a fundação e crescimento da OpenAI. Ao mesmo tempo, acreditamos que é necessária uma nova liderança à medida que avançamos”, completou o conselho no post.

Quem vai assumir o cargo?

  • A companhia também informou via seus canais oficiais que a CTO Mira Muratti ocupará a função de Sam em caráter interino.

Mira traz um conjunto único de habilidades, compreensão dos valores, operações e negócios da empresa, e já lidera as funções de pesquisa, produtos e segurança da empresa. Dado o seu longo mandato e o seu envolvimento próximo com todos os aspectos da empresa, incluindo a sua experiência em governação e política de IA, o conselho acredita que ela está qualificada de forma única para a função e antecipa uma transição perfeita enquanto conduz uma procura formal por um CEO permanente”, afirmou a companhia em nota.

Quem também está de saída de uma posição de comando dentro da OpenAI é o outro cofundador, Greg Brockman, que deixará sua função de presidente do conselho. 

Segundo destacou o board em comunicado no blog da companhia, ele manterá um cargo dentro da companhia, “reportando diretamente ao CEO”, mas não foram dados mais detalhes.

*Notícia em desenvolvimento. Mais informações em breve.

Leitura recomendada

Aprenda as principais tendências e novidades no mundo da Inteligência Artificial para carreira e negócios – direto dos polos mundiais da inovação. Saiba mais!
 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!