Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que você ou a sua empresa deveria começar um podcast agora?

Veja 7 razões para surfar essa onda!

Por que você ou a sua empresa deveria começar um podcast agora?

Homem com jaqueta marrom gravando podcast (Foto: mixetto via Getty Images)

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Erica Queiroz

Os podcasts chegaram de mansinho e foram se estabelecendo pouco a pouco. Afinal, eles lembram o antigo rádio, que, com um fone de ouvido, podem ser escutados em qualquer lugar. Por isso, não é surpresa que eles sejam ouvidos, em sua grande maioria, pelo celular.

Mas o melhor de tudo é que os podcasts não são como o tradicional rádio, que você tem que ouvir na hora em que está tocando ou quando tem uma pessoa sendo entrevistada. Você pode ouvir na hora que quiser, pausar, voltar...

E, por terem ainda um grande potencial de crescimento, são uma ótima oportunidade para a sua empresa fidelizar a audiência atual e conquistar novos ouvintes a cada dia.

Além disso, o podcast é multiplataforma. Isso significa que ele não fica restrito a um só lugar. Ele pode ser publicado no Spotify, iTunes, YouTube (com imagens estáticas) etc.

Vamos ver, então, as vantagens de ter podcasts da sua empresa ou para você:

1. Facilidade de criação e implementação

Criar um podcast não é nada difícil - a não ser que queira fazer um vídeo profissional ao mesmo tempo, para usá-los em veículos diferentes.

O ideal seria gravá-lo em um lugar com isolamento acústico e um bom microfone.

E se você tiver que pausar a gravação, não tem problema: depois é só continuar ou juntar os áudios, o que fica bem mais complicado com vídeos, pois você teria que usar a mesma roupa, a mesma luz etc.

Aí vem a edição, que é mais trabalhosa. Para isso, é melhor contratar um freela ou ter alguém na empresa responsável por edições, caso os podcasts sejam frequentes e outras áreas da empresa também necessitem desse profissional. Pode ser usado o Audacity para isso.

Depois vem a publicação. Então, será necessário um lugar para hospedagem do podcast e um RSS, que vai ser lido pelos agregadores de podcasts.

Celular com mensagem de "podcast" ao lado do fone (Foto: Pexels)

2. Storytelling

Contar histórias é um dos melhores modos de envolver a audiência.

Portanto, você pode mostrar a expertise da empresa (ou sua) ao contar cases de sucesso, trajetória da empresa, curiosidades e dificuldades da criação de um produto ou serviço. As ideias são infinitas.

O grande diferencial aqui é contar histórias cativantes, envolventes. Isso prende o público e faz com que ele volte, querendo sempre mais do que você ou a sua empresa tem a oferecer.

3. Aumento de alcance e audiência

O número de episódios e de ouvintes de podcasts vem aumentando em ritmo acelerado nos últimos anos.

E a expectativa é de que esse número cresça ainda mais (vide gráfico de número de ouvintes abaixo).

Além disso, as pessoas que assinam um podcast costumam ouvir episódios em sequência. Desse modo, você fideliza ouvintes, que sempre voltam para os próximos episódios.

E você pode divulgá-los nas mídias sociais, blogs e sites, fazendo com que mais pessoas sejam atingidas.

Outro ponto importante é que o Brasil é um dos países onde os podcasts são mais populares.

Número de ouvintes de podcasts no mundo, de 2019 a 2024 (de 22 a 24 é uma previsão) - Imagem: Statista

4. Anúncios trazem ótimo retorno

Os podcasts acabam sendo uma forma de marketing de influência. Se você ou a sua empresa influencia os ouvintes é porque a audiência confia em você. Por isso, os anúncios acabam trazendo ótimo retorno.

Afinal, o público passa horas ouvindo os seus podcasts e isso gera a sensação de proximidade.

Por isso, é mais fácil comprar algo que você ou a sua empresa vende. Ou algo de terceiros que você anuncie. E também algo que você anuncie em outros podcasts.

Nestes últimos casos, tem que parecer algo mais casual, não com aquela cara de anúncio. Algo nativo seria melhor.

Mas tem que se preocupar bastante com o que vai divulgar no seu podcast ou em outros, pois se não houver um casamento perfeito, você ou a sua empresa poderá perder credibilidade.

5. Entrevistados podem trazer novos leads para a sua empresa

Podcasts com entrevistas, além de serem mais dinâmicos, são incríveis para trazer novos leads para a sua empresa. Isso ocorre por vários motivos, mas os principais, na minha opinião, são:

- Gerar conexão com a audiência, ao entrevistar pessoas com as quais os ouvintes se identificam, fazendo com que eles transfiram essa "simpatia" para a empresa/entrevistador também

- Gerar autoridade, pois, se forem entrevistadas pessoas relevantes no mercado, os ouvintes imaginarão que a empresa tem autoridade no assunto, ao levar experts para entrevistar.

Além disso, essas pessoas também podem divulgar o podcast em diversos meios, fazendo com que a sua abrangência seja infinitamente maior.

6. Aumentar o tráfego do seu site ou blog

É muito comum usar a transcrição do podcast no seu site. 

Imagine só: transcrever um áudio de 1 hora. Quantas palavras ele pode ter? Isso vai acabar indexando posts que possuam as palavras-chave para quais a sua empresa quer ranquear e trazer muito mais tráfego orgânico (ou seja, gratuito) para a sua empresa.

7. Ajuda a diminuir o tempo de tela das pessoas

Vivemos grudados nas telas. Às vezes, estamos tentamos usar 3 telas ao mesmo tempo: notebook, TV e celular ou tablet.

E isso nos cansa e prejudica a nossa visão. Por isso, muita gente tem apelado aos podcasts.

Eu, por exemplo, escuto-os na academia, no carro, quando estou dirigindo, e até mesmo em casa. Afinal, ao fazer essas atividades, não conseguiria assistir nada, exceto na bicicleta ou esteira, por exemplo. Eles facilitam muito o nosso dia a dia. 

E aí, vai começar a se preparar para criar podcasts agora ou já?

Quer saber mais e acelerar o resultado de suas vendas e marketing? Conheça o Growth Program.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!