Confira as empresas mais inovadoras de 2023 de acordo com o ranking da Fast Company
Mãos seguram novo cartão Nubank (foto: divulgação)
, jornalista da StartSe
6 min
•
7 mar 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Perguntei ao ChatGPT quais são as dez empresas mais inovadoras do mundo e ele reuniu uma lista com, principalmente, bigtechs. A inteligência artificial elencou a Apple como a líder do ranking…
Mas, neste ano, a Fast Company elegeu a OpenAI, a própria criadora do ChatGPT, como a empresa mais inovadora de 2023. Ela se destacou por “escalar a forma como a inteligência artificial irá transformar tudo”.
A colocação no ranking dispensa muitas discussões. O lançamento do ChatGPT em novembro do ano passado transformou o mercado já no ano seguinte – e este parece ser só o começo.
A adoção da inteligência artificial generativa permitiu que milhares de profissões ressignifiquem tarefas. Agora, algumas podem ser automatizadas após poucos comandos. E vai além: a OpenAI incentivou que a Microsoft (sua principal investidora) e o Google avançassem em seus projetos próprios, movimentando o mercado como um todo.
A gente te explica como funciona o ChatGPT e os movimentos recentes da Microsoft e Google aqui.
A empresa também se destacou pelo rápido crescimento da base de usuários. O que começou como um projeto de pesquisa se tornou um negócio rapidamente: segundo um relatório da UBS, não há, nos últimos vinte anos, outro serviço que tenha crescido de forma tão rápida.
Em janeiro, o ChatGPT, chatbot da OpenAI, atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais (apenas dois meses depois do lançamento).
Respectivamente após a OpenAI, figuram na lista…
2º - McDonald’s (“por ‘cozinhar’ momentos culturais tão viciantes quanto suas batatas”);
3º - Airbnb (“por redesenhar sua plataforma para a nova era das viagens”) – veja as últimas transformações da empresa aqui;
4º - Holdfast Collective (“por incentivar o capitalismo a ajudar a resolver a crise climática”);
5º - Nubank (“por organizar uma nova maneira de as pessoas economizarem dinheiro”).
O Nubank é a única empresa brasileira no top 10 do ranking. A empresa se destacou pelo lançamento da função “Caixinhas”, que viabiliza que os usuários guardem dinheiro para diferentes objetivos em caixas separadas. Para a Fast Company, o banco digital se destacou por oferecer um produto personalizável (que permite a inserção de fotos para incentivo, por exemplo), seguro, fácil e que indica investimentos para auxiliar os usuários a alcançar seus objetivos.
Na semana de lançamento, em setembro de 2022, mais de 1,7 milhões de usuários criaram mais de 2 milhões de Caixinhas. Atualmente, o banco digital possui cerca de 75 milhões de clientes no Brasil, Colômbia e México.
Mas a empresa também se destacou pelo lançamento do NuTap, serviço de POS sem maquininhas, e a forma como influenciou o mercado financeiro na América Latina.
“Ao longo de seu crescimento, Nubank usou insights e dados dos consumidores para customizar os serviços que oferecem de acordo com o histórico de cada usuário. Nos últimos dois anos eles expandiram de forma rápida, agora oferecendo seguros, investimentos e diferentes produtos para empreendedores”, afirma a empresa na reportagem sobre o Nubank.
6º - Microsoft
A Microsoft figura em 6º lugar no ranking, logo após o Nubank. A empresa se destacou “por centralizar a acessibilidade em seus produtos”. A empresa anunciou o novo Bing, que tem a inteligência artificial generativa como parte da ferramenta de buscas.
7º - Roblox
Na 7ª posição, está o Roblox – “por criar o metaverso até a sua adolescência”. A descrição é um trocadilho inteligente, pois o Roblox é um dos principais cases de metaverso e tem, como público principal, justamente crianças e adolescentes.
8º - Webtoon
Já tentou ler uma história em quadrinhos no seu smartphone? A experiência pode ser péssima… E a sul-coreana Webtoon veio para mudar esse cenário. Ela publica e organiza os livros de forma vertical, apropriada para este tipo de visualização.
Segundo a Fast Company, o app possui mais de 85 milhões de usuários ativos mensalmente e expandiu para incluir mais de 830 mil criadores, que publicaram 1,4 milhão de títulos na plataforma.
9º - Ramp
A Ramp é um serviço B2B que auxilia empresas a organizarem recibos e viagens corporativas, por exemplo. Ela possui um cartão corporativo para organizar as despesas e oferece uma integração com serviços como Lyft (concorrente da Uber nos EUA), Amazon para negócios, entre outros.
10º - Tiffany&Co
A inovação está reservada apenas para as novas empresas? É claro que não. A Tiffany&Co, a marca de luxo mais antiga dos Estados Unidos, se destacou por receber “um novo sopro de vida”.
Isso porque, antes de sua aquisição pelo grupo LMVH (que detém marcas como Louis Vuitton, Sephora, Loewe, Fendi, Givenchy, etc), a empresa estava em queda. Depois, reinventou completamente sua imagem ao se associar com grandes celebridades (como Beyoncé) e novas tecnologias, como NFTs.
O tradicional ranking da Fast Company nos mostrou, neste ano, que inovação vai muito além do desenvolvimento de uma nova tecnologia (embora isso continue importantíssimo, vide o caso da OpenAI). Mas a inovação também pode existir em empresas que já estão há mais de 200 anos no mercado, como a Tiffany, por exemplo, ou em setores segmentados, como a Webtoon e Roblox.
Agora, a questão que fica é: de que forma a sua empresa está trabalhando a inovação hoje?
Quer entender mais sobre como inovar na sua empresa? Confira o Executive Program da StartSe e entenda como inovar e escalar em cenários de incerteza.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!