País já é considerado um paraíso para quem investe na criptomoeda. Entenda esse movimento.
, Produção de Conteúdo
5 min
•
30 mai 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Portugal vem sendo considerado por muitos investidores um verdadeiro paraíso quando o assunto é criptomoedas. O país recentemente aprovou uma lei para não tributar qualquer moeda de cripto, desde que você não as receba por prestar serviços no país. Isso fez com que negócios revolucionários começassem a surgir, bem como a venda de imóveis.
O exemplo mais recente é da agência imobiliária Zome foi pioneira na Europa em conseguir realizar uma transação de venda de uma casa em Bitcoins, na cidade de Braga, Portugal. A transação teve o valor de 3 Bitcoin, o equivalente a R$ 146 mil pela cotação de hoje (30/05).
"Esta escritura representa um marco histórico, a transferência de um ativo digital para um ativo físico - uma casa - sem qualquer conversão para euros.
Acreditamos que se abre hoje um novo mundo de possíveis negócios no setor imobiliário!", afirmou a startup em suas redes sociais. Para a segunda semana de junho (2022), já estão agendadas mais outras 3 compras de imóveis com pagamento em cripto.
No entanto, ser um país de isenção fiscal tributária nestes ativos não significa que seja tão simples. Para realizar a compra de um imóvel com Bitcoins, o comprador precisa mostrar uma documentação extensa comprovando a origem de sua carteira digital, de forma a evitar lavagem de dinheiro.
Além disso, Fernando Medina, ministro fiscal do país, afirmou durante uma audição na Assembleia da República, que o governo português pretende implementar regulações fiscais sobre criptomoedas. Ainda não se sabe de datas, mas é certo que no futuro não haverá transações em cripto sem taxação.
Mesmo com a alta volatilidade do Bitcoin nas últimas semanas, cresce o número de empresas que passaram a aceitar criptomoedas como método de pagamento. Isso reforça a visão de que a tecnologia está começando a sair de um nicho focado em investidores e ganhar o universo de compra e venda de produtos em geral.
“Há diferenças entre pagar um café ou um apartamento com Bitcoin. Se é a entrada de um apartamento e quer pagar com criptomoedas, como é uma transação mais lenta, funciona bem. Enxergamos a utilização das criptomoedas como pagamentos quando a velocidade não é o ponto chave”, explica Fabricio Tota, diretor de novos negócios do Mercado Bitcoin, em entrevista à StartSe.
Para além das criptomoedas, Portugal tem ganhado destaque como centro de destaque no ecossistema de inovação. O país, inclusive, já conta com três unicórnios: Farfetch (e-commerce de roupas de luxo); OutSystems (plataforma de low-code); e Talkdesk (software em nuvem para call centers). E, embora a Sword Health ainda não faça parte da lista, foi uma das startups que mais cresceu no país em 2020, segundo um relatório da Building Global Inovators (BGI). A companhia facilita o acesso a cuidados fisioterapêuticos.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produção de Conteúdo
Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!