Pesquisa divulgada pela Fast Company mostra razões usadas contra mulheres no ambiente corporativo
(Foto: via Canva)
, jornalista
4 min
•
20 jun 2023
•
Atualizado: 20 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Nós mulheres nunca estamos certas na carreira. Obviamente que essa frase não é uma verdade, mas é o que infelizmente, muitas de nós escutamos no ambiente corporativo.
Foi o que mostrou um estudo divulgado pela Fast Company. Para você ter uma ideia, foram listados 30 motivos usados contra mulheres no trabalho. E pasme: nenhum deles é sobre as tarefas desempenhadas.
Resumindo: “O ponto resumido a que chegamos foi que não importava o que as mulheres eram, elas nunca estavam certas", disse Amy Diehl, pesquisadora do relatório à CNBC Make It.
"Não importava a característica, elas estavam sendo criticadas por isso e aquilo e outras coisas", diz Amy. "Percebemos que não era por causa desse [problema] em particular", mas sim "o viés de gênero subjacente era a causa, e as críticas são apenas desculpas que as mulheres receberam.”
Assim, é importante que a área de RH e alta liderança também criem maneiras de acabar com o preconceito. Uma das formas é implementar políticas e programas de conscientização e combate ao preconceito de gênero, promovendo a igualdade de oportunidades e valorizando as competências e realizações das mulheres, independentemente das características pessoais.
Além disso, ao aplicar feedback em uma mulher, se questione: você diria isso para os homens? Por exemplo, as mulheres escutam com frequência, segundo o estudo, esses comentários:
A resposta é, com certeza, não. As lideranças não diriam isso para um homem.
Neste episódio do Mulheres do Agora, Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil, conta qual é o papel da liderança na saúde mental da equipe. Assista:
Agora, uma dica para turbinar a carreira: você já conhece o xBA? Trata-se de uma formação internacional da StartSe e da Nova SBE que irá atualizar seus conhecimentos sobre as mais modernas ferramentas e estratégias de gestão da atualidade. Confira mais aqui!
*Este conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda segunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!