StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Contratação de C-levels sob demanda vira tendência; entenda

Talent as a Service (Taas), ou na tradução para o português, talento como serviço, é quando a pessoa é contratada para fazer um projeto específico para a empresa. Entenda!

Contratação de C-levels sob demanda vira tendência; entenda

Carteira de trabalho (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

, jornalista

4 min

7 mai 2023

Atualizado: 4 out 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tornou-se a lei trabalhista mais importante do Brasil. 

+ Entenda mais no evento RH Leadership Xperience, evento da StartSe. Confira!

Mas agora, à medida que novos modelos de negócios surgem, a CLT perde espaço para outras modalidades. E a contratação de líderes sob demanda é uma delas.

(Foto: Canva)

O que é contratação de lideranças sob demanda?

Chamado de Talent as a Service (Taas), ou na tradução para o português, talento como serviço, é quando a pessoa é contratada para fazer um projeto específico para a empresa. 

Uma espécie de upgrade do trabalho freelance. Isso porque, antes era mais comum para o mercado de alimentos, construção, design e jornalismo. Agora, ganha espaço para o alto escalão, as posições de c-level.


Como funciona a contratação de líderes sob demanda? 

No Brasil, as empresas podem contratar essas lideranças como CNPJ, não mais como contratação CLT. O motivo? A Lei 13.429 passou a flexibilizar a contratação de terceirizados no país.

Quanto o mercado de Talent as a Service deve movimentar nos próximos anos?

  • Estima-se que o TaaS ultrapasse US$ 387 milhões de 2022 para US$ 1,1 bilhão até 2032, segundo projeção de pesquisas Future Market Insights (FMI).

Por que importa?

Entender sobre a contratação sob demanda e o crescimento do trabalho como serviço é importante tanto para você como liderança, como para a área de RH e jurídico. Afinal, caso optem por esse tipo de contratação será necessário reaver os processos da companhia. Mas este é papo para outro artigo.

PAPO DE VIDEOCAST 

Terminou a segunda temporada do videocast Mulheres do Agora, e enquanto a terceira não chega, aqui um episódio sobre "Demissão em massa: como motivar quem permanece na empresa?", com Fernanda Piacesi. Assista!

Thumbnail do vídeo

Leitura recomendada 

Além de Talent as a Service, quer aprender sobre outras modalidades e habilidades novas no mercado? Veja aqui como aprender todas elas com líderes internacionais.

*Este conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda segunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!