Há alguns anos surgia o primeiro robô advogado do país: o ELI (sigla em inglês para Inteligência Legal Melhorada). Confira!
(Foto: Pexels)
, Redator
3 min
•
5 set 2023
•
Atualizado: 5 set 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Relembre-me: há cerca de 6 anos surgiu o primeiro robô advogado do país: o ELI (sigla em inglês para Inteligência Legal Melhorada).
Eli, o robô assistente de advogado, usa Inteligência Artificial para acelerar o andamento de processos e aumentar a produtividade dos escritórios de advocacia.
“Ele é o primeiro robô que consegue organizar um processo do começo ao fim”, afirma nesta matéria Antonio Maia, até então sócio-diretor da Tikal (agora é Legal.mart).
Com o Eli, afirma Maia, um escritório cliente da Tikal demorava 34 dias para protocolar as petições iniciais de ações trabalhistas, após a fase de entrevistas. Agora, a petição sai assim que as entrevistas acabam.
Por outro lado, diz ele, serviços hoje exercidos por estagiários e advogados em inícios de carreira tendem a ser substituídos por robôs. “O serviço de pesquisa e coleta de informações, atribuição de profissionais em início de carreira, pode ser executado pelo robô.”
Com tamanha capacidade de resolução e agilidade, o robô causou um burburinho natural no mundo jurídico.
+ Entenda mais sobre robôs na advocacia: fim do emprego para advogados?
Os advogados que entenderem sobre IA estarão bem posicionados para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo.
Leitura recomendada
Agora, torne-se um advogado que domina ChatGPT e Ferramentas IA para automatizar e analisar atividades jurídicas. Saiba mais aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Redator
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!