Conheça a técnica que combina ciência de dados e análise de processos para otimizar operações organizacionais e saiba qual é a relevância dela para o setor da saúde.
Foto: Pexels
, conteúdo exclusivo
5 min
•
3 mai 2024
•
Atualizado: 3 mai 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
*Mendel Sanger é CTO do Grupo Vivhas
Já ouviu falar em Process Mining? Trata-se de uma técnica que combina ciência de dados e análise de processos para descobrir, validar e aprimorar fluxos de trabalho em organizações.
Ao combinar mineração de dados e análise de processos, as empresas podem extrair insights valiosos de seus dados, atuando diretamente na compreensão do desempenho de seus processos.
O Process Mining funciona como um raio-X para os negócios, revelando o funcionamento de cada setor e identificando áreas com gargalos ou atrasos.
Adotar essa técnica pode transformar fricção em competitividade na operação da instituição, identificando problemas e solucionando-os corretamente, valorizando o trabalho bem executado e intervindo apenas no que precisa ser ajustado.
Ou seja, a implementação da técnica afeta positivamente todas as áreas de um negócio. Ela enxuga operações desnecessárias, auxilia nas tomadas de decisão baseadas em dados, melhora a qualidade de entrega de produtos e serviços, reduz custos e aumenta a produtividade.
Agora que o conceito de Process Mining foi esclarecido, é crucial entender sua relevância no campo da saúde.
Graças à sua tecnologia, podemos aplicá-la em diferentes áreas das instituições, seja clínica, de apoio ou administrativa.
Com o Process Mining, é possível analisar e identificar aqueles setores que mais necessitam de atenção e melhorias para elevar a eficiência operacional.
Outro ponto relevante é a redução de custos, visto que a tecnologia para aprimorar processos, ocorre a eliminação de atividades desnecessárias e que desperdiçam recursos, além da otimização na utilização de equipamentos e capital humano.
Adicionalmente, o Process Mining oferece todo o suporte que os gestores precisam na tomada de decisões, fornecendo dados claros e precisos, proporcionando maior respaldo para agir em diferentes situações.
Por fim, mas não menos importante, a mineração de processos auxilia as organizações de saúde a garantir conformidade com regulamentos e legislações, tanto no Brasil quanto em outros países.
O mercado de saúde está constantemente aprimorando seus processos de forma a impactar todas as frentes do setor. E é neste cenário que o Process Mining está se tornando uma ferramenta de extrema importância no mercado de saúde.
Ela não apenas examina os processos clínicos, mas também proporciona uma visão profunda da interação entre pacientes, profissionais de saúde e sistemas de informação, permitindo identificar ineficiências e também insights que visam melhorias significativas em toda a cadeia de valor do setor de saúde.
A ferramenta fornece uma compreensão holística dos desafios enfrentados na prestação de cuidados de saúde, a mineração de processos capacita as organizações a adotarem uma abordagem proativa na busca pela excelência operacional e pela melhoria contínua da qualidade dos serviços.
Traduzindo, é por meio do Process Mining que seguiremos impulsionando o crescimento do setor, a inovação, a eficiência, a redução de custos e elevando a qualidade dos cuidados de saúde dos pacientes.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, conteúdo exclusivo
O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!