Segundo pesquisadores, cerca de 58,1% dos empregos no país podem desaparecer entre 10 e 20 anos por causa da automação. Saiba quais profissões estão em risco e quais são as mais protegidas!
Vendedora e clientes em loja de eletrodoméstico (Foto: Getty Images)
, jornalista
6 min
•
25 jul 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Será que a sua profissão está com os dias contados no Brasil? Talvez. Isso porque, segundo pesquisadores brasileiros, 58,1% dos empregos no país podem desaparecer entre 10 e 20 anos por causa da automação.
Mas calma. O objetivo do estudo não é criar uma onda de pânico, mas servir de alerta ao indicar que novas tecnologias podem substituir grande parte dos empregos brasileiros.
Segundo os pesquisadores, é “por meio de políticas efetivas” que o país pode aliviar ou “até mesmo evitar, a perda maciça de empregos devido à automação, nas próximas décadas.”
Outro dado da pesquisa é que o setor de trabalho informal tem maior probabilidade de ver seus empregos serem substituídos por máquinas do que os que têm carteira assinada. Mas afinal, será que o seu está na lista? Confira abaixo:
Diante do levantamento, a BBC News Brasil, pediu aos pesquisadores da ISE Business School e Consultoria IDados que levantassem as 10 áreas com maiores chances de acabar e as 10 com menor probabilidade de sumir por causa da tecnologia. Confira:
1 - Operadores de entrada de dados (digitador) - 99%
2 - Profissionais de nível médio de direito e afins (assistente) - 99%
3 - Agentes de seguros - 99%
4 - Operadores de máquinas para fabricar equipamentos fotográficos - 99%
5 - Vendedores por telefone - 99%
6 - Despachantes aduaneiros - 99%
7 - Contabilistas e guarda livros - 98%
8 - Secretários jurídicos - 98%
9 - Condutores de automóveis, táxis e caminhonetes - 98%
10 - Balconistas e vendedores de lojas - 98%
1 - Dietistas e nutricionistas - 0.4%
2 - Gerentes de hotéis - 0.4%
3 - Especialistas em métodos pedagógicos - 0.4%
4 - Médicos especialistas - 0.4%
5 - Médicos gerais - 0.4%
6 - Fonoaudiólogos e logopedistas - 0.5%
7 - Trabalhadores do sexo - 0.6%
8 - Dirigentes de serviços de bem estar social - 0.7%
9 - Psicólogos - 0.7%
10 - Dirigentes de serviços de educação - 0.7%
É importante ficar de olho nas áreas que têm maiores chances de serem automatizadas para que você possa ficar um passo à frente. Por exemplo, se a sua profissão está na lista, você precisa buscar formas de se atualizar na sua área. Afinal, por mais que as automações substituam profissões, será necessário pessoas que desenvolvam e utilizem as tecnologias.
Se você não fizer alguma coisa, a resposta é SIM. Hoje em dia, um profissional não pode depender da empresa na qual atua, nem deixar de se atualizar, se o seu objetivo for uma carreira competitiva de sucesso. Só que ninguém te ensinou como construir uma carreira dentro de uma sala de aula. Para isso, o Maurício Benvenutti, AO VIVO, pode te ensinar as 10 ferramentas para tornar sua carreira mais segura e anti-frágil nos dias de hoje. Veja aqui os 10 pilares que ele usa em sua carreira, e que vai te ensinar também.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!