Focado na experiência do usuário, veja como a OpenAI tem transformado o ChatGPT em uma ferramenta mais rotineira e próxima das pessoas.
ChatGPT (foto: Rolf van Root/Unsplash(
, Jornalista
4 min
•
14 ago 2023
•
Atualizado: 14 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
O ChatGPT chegou ao mercado em novembro e disparou o interesse em Inteligência Artificial. Entretanto, a empresa observou uma recente queda em métricas-chave de tráfego, como visualizações de página e visitantes únicos, segundo dados do Similarweb.
Ainda assim, apesar da queda, o uso do ChatGPT continua com uma média de 1,5 bilhões de visitas mensais, figurando entre os 20 sites mais acessados globalmente, superando até mesmo o Bing, da Microsoft.
Mas, para se manter no topo, a empresa está propondo melhorias e criando camadas de aproximação com o público.
Gustavo Bodra, CTO da StartSe, analisa que “um próximo passo de evolução natural para uma ferramenta como o ChatGPT é justamente na usabilidade. Como ela fica mais acessível, mais prática, mais parte do dia-a-dia (como esse movimento que a gente teve com tantas outras soluções, com o próprio smartphone). Não é um lugar que eu vou acessar, não é um aplicativo que eu vou abrir, ele está integrado.”
Nesta atualização, a tela inicial de uma nova conversa vai apresentar sugestões de comando para o usuário enviar ao chatbot.
Ele também vai dar sugestões para continuar a exploração de um tema, dando opções clicáveis ao final de conteúdos gerados pela IA.
Em busca de uma melhor experiência do usuário, o ChatGPT não vai mais desconectar o usuário após duas semanas e também vai trabalhar em uma página mais receptiva quando pedir o login.
O ChatGPT Plus vai permitir o upload de múltiplos arquivos pelos assinantes. Os arquivos poderão ser analisados pela IA para cruzar informações e gerar insights.
O chatbot vai permitir novos atalhos de teclado, como ⌘ (Ctrl) + Shift + C para copiar o bloco de código. e ⌘ (Ctrl) + / para ver a lista completa.
E mais:
O GPTBot é uma nova ferramenta de rastreamento da Web, que será usada para aprimorar os futuros modelos do ChatGPT.
Enquanto trabalha no aprimoramento do modelo e descobre novas vertentes de negócios, a OpenAI está atenta ao que os usuários pedem, inclusive tornando a ferramenta cada vez mais usual.
Ao que tudo indica, o ChatGPT-5, que teve patente registrada (e foi um dos grandes temas da live de Inteligência Artificial, que você pode conferir abaixo), pode incluir ainda software para texto e fala humana com base em IA, conversão de áudio em texto e reconhecimento de voz e fala. Podemos esperar grandes transformações, hein?
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!