Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Quais são os 4 pilares da transformação de uma empresa

Muitas vezes, a transformação fica relegada a um grande projeto "salvador" que ilude a todos à sua volta, gerando letargia e frustração. Pensando nesse desafio, Piero Franceschi, sócio da StartSe, montou um framework com seu pensamento sobre os 4 pilares de uma transformação.

Quais são os 4 pilares da transformação de uma empresa

Os 4 pilares de uma transformação (Infográfico Piero Franceschi)

, Partner na StartSe

4 min

15 abr 2024

Atualizado: 15 abr 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por mais que muito se tenha falado de transformação nos últimos anos, são raros os casos em que as empresas têm um portfólio completo de ações para a transformação. 

Muitas vezes, a transformação fica relegada a um grande projeto "salvador" que ilude a todos à sua volta, gerando letargia e frustração.


Pensando nesse desafio, montei esse framework com o meu pensamento sobre os 4 pilares de uma transformação.

Todos os 4 tipos de ação devem ocorrer de forma concomitante para a transformação efetiva de uma empresa:

Das que existem relativamente baixo investimento:

1. ATAQUE RELÂMPAGO: são ações com foco externo que obtêm transformações rápidas, capturando valor imediato com resultados positivos que aumentam a moral da equipe. Geram sensação de evolução, criando confiança para os "Grandes Saltos" que vêm pela frente. Todo mundo precisa sentir que "a coisa está andando".

2. CHOQUE DE CULTURA: Ações que geram transformações internas na cultura que visam construir alinhamento e reorganização de competências-chave necessárias para a visão. Preparam o time com o mindset e ferramentas que serão exigidas nas atividades de alto esforço e complexidade que estão do outro lado da matriz.

Já os outros dois grupos de ação geralmente exigem maiores níveis de investimento:

3. REFORMA DE FUNDAÇÃO: Iniciativas que geram transformações estruturais que resolvem o legado, eliminando travas sistêmicas que impedem os "Grandes Saltos" de ocorrerem. Não são muito sexy, mas criam condições essenciais para o longo prazo, atualizando a fundação da empresa para novos padrões. É tipo a troca do encanamento e fiação.

4. GRANDES SALTOS: Grandes projetos que miram transformações complexas no modelo de negócio mandatórias para a manutenção da relevância junto aos seus clientes. Têm como objetivo construir novos ciclos de perpetuidade da empresa, readequando sua competitividade a um novo mercado. Com tudo isso, fica claro que a falha em promover um portfólio completo de ações de transformação leva provavelmente à falácia de acreditar em contos de fada onde apenas um bom feitiço resolve tudo. É preciso muito mais do que um projeto "salvador" para mudar uma empresa.

Leitura recomendada

Piero Franceschi, sócio da StartSe
e co-autor do bestseller “Organizações Infinitas”, tem 20 anos de experiência em Marketing, Estratégia e Inovação em posições de liderança de grandes empresas como Bauducco, Danone, Diageo e Pearson. Quer contratar a palestra do executivo para a sua empresa? Confira como aqui

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Experiente Diretor de Marketing, Inovação e Estratégia com um histórico comprovado em vários indústrias. Hábil em Gestão de Marketing, Planejamento de Mercado, Planejamento Estratégico, Customer Marketing, Inovação e Transformação Digital.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!