StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Quais são os passos fundamentais em uma estratégia ESG sólida?

Natura, Itaú Unibanco e Ambev compartilham os segredos por trás de uma estrutura ESG reconhecida

Quais são os passos fundamentais em uma estratégia ESG sólida?

, Jornalista

7 min

29 ago 2023

Atualizado: 29 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Adotar iniciativas ESG ainda parece distante para empresas, apesar de se mostrar cada vez mais estratégico aos negócios. Mas não tem fuga: ESG, assim como qualquer projeto, precisa de meta, indicadores, responsáveis e melhoria contínua. E, claro, alinhamento cultural e apoio das lideranças. 

Pensando nisso, ouvimos as empresas que estão no topo do ranking Merco Responsabilidade ESG, Natura, Itaú Unibanco e Ambev, e elas dizem como construíram uma estratégia ESG sólida. 

Usando a energia criativa para resolver problemas

Carla Crippa, Vice-presidente de Relações Corporativas da Ambev, explica o valor de colocar o que a empresa faz de melhor a serviço da sociedade:

“Quando falamos do papel das empresas na pauta de ESG, é essencial trazer esse olhar para dentro, entender as fortalezas, identificar o que sabemos fazer de melhor e colocar tudo isso a serviço de resolver problemas sociais ou ambientais urgentes na sociedade.

Na Ambev, enxergamos isso como uma vocação. 

Buscamos entender o que a nossa estrutura de criar marcas, vender, distribuir produtos, nos conectar com nossos consumidores, pode oferecer a favor da sociedade. Usamos a nossa energia criativa para resolver problemas e toda a nossa potência para gerar impacto positivo para o nosso ecossistema como um todo. O nosso empenho em construir mais razões para brindar pode ser traduzido pelas diversas iniciativas que tocamos diariamente dentro de casa. Isso, com certeza, faz toda diferença para termos uma estratégia ESG sólida e consistente.

Depois da água AMA, do VOA, ações sociais durante a pandemia, ação de combate à fome e de diversas outras iniciativas de impacto social positivo e de sustentabilidade, estamos investindo no Bora, programa de inclusão produtiva que vai dar novas perspectivas de futuro para 5 milhões de pessoas até 2032. Queremos levar nosso efeito de rede para apoiar brasileiros e brasileiras a entrarem no mercado produtivo.” 

Ambev (Fonte: divulgação)

Orientando as decisões estratégicas

Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade de Natura &Co América Latina, fala da potência da estratégia ESG enraizada na cultura. 

“Nossa estratégia de ESG está enraizada em nossos valores e princípios fundamentais e comunicá-la adequadamente aos consumidores é essencial. Por isso, reconhecemos a responsabilidade que temos não apenas com os nossos stakeholders, mas também com a sociedade como um todo.

Nossas práticas relacionadas à sigla vão além de serem nossos diferenciais competitivos. Agora tão populares, os princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa orientam nossa atuação empresarial e as nossas decisões estratégicas de negócios desde a nossa fundação - e seguem nos guiando para o futuro. Para a Natura, esses pilares são alavancas para criar valor, transformar desafios sociais e ambientais em novas oportunidades de negócios. Essa não é uma escolha fácil, mas a nossa caminhada comprova que é possível.

Um passo importante nessa jornada é seguir inovando com vanguardismo e coragem para aumentar nosso impacto social, econômico e ambiental positivo e desenvolver formas regenerativas de conduzir os negócios. É o que perseguimos tanto na atuação com as cadeias da sociobiodiversidade amazônica quanto no empoderamento das nossas Consultoras, com o intuito de que sejam capazes de explorar todo seu potencial para impulsionar seus negócios em conjunto com o lançamento de produtos e serviços disruptivos e inovadores.”


Sustentabilidade e negócios andando juntos

Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco, fala sobre como eles estão encarando os desafios para o negócio. 

“Acredito na estratégia de atuação em que sustentabilidade e negócios andam juntos. Por isso que, nos últimos anos criamos grupos de trabalho com objetivo de viabilizar essa integração de forma mais acelerada. Ao aprofundarmos os trabalhos, sentimos necessidade de elaborar uma governança específica para conduzir discussões sobre as entregas e os desafios que essa agenda impõe, razão pela qual criamos a Comissão ESG. 

Ela é composta por executivos do banco e tem como objetivo acompanhar a evolução de projetos, além de acompanhar assuntos estratégicos que envolvam o tema nas grandes empresas. E seguimos estudando novas formas para impactar positivamente o planeta e a sociedade, revisitando, sempre que necessário, os compromissos assumidos e elevando a régua nas metas estabelecidas.”

Logo do Itaú em um prédio (foto: José Gil/Unsplash(

Por que importa?

Construir uma estratégia é o que vai guiar a empresa rumo aos objetivos definidos. Isso torna o negócio mais competitivo, além de trazer um olhar mais fresco sobre gestão, princípios e negócios -- sim, ESG atua em todas as bases, mesmo.

Por isso ele não funciona como um projeto específico: é preciso existir um alinhamento cultural para que seja efetivo. E tem que estar alinhado aos desafios do seu negócio e setor para ter impacto. Confia, funciona!

Leitura recomendada

A gente sabe que nem sempre é fácil incluir o ESG na prática e na rotina. Mas é em lucro que as empresas perdem ao não fazê-lo. Por isso, a StartSe preparou um programa para quem quer entender os melhores caminhos e começar a trilhá-lo desde já. Clique aqui para saber mais!
 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!