Para a gestão de empresas, projetos, equipes e etc., é importante entender as metodologias e aplicar a que mais faz sentido em relação à sua equipe e meta. Veja exemplos!
Mulher escrevendo (Fonte: Getty Images)
, Redator
5 min
•
27 fev 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A metodologia é o estudo dos melhores métodos para serem usados para atingir um objetivo. Para a gestão de empresas, projetos, equipes e etc., é importante entender as metodologias e aplicar a que mais faz sentido em relação à sua equipe e meta. Tendo a metodologia definida é preciso saber alinhar e aplicar para o melhor rendimento das atividades. Para isso, existem ferramentas criadas para a aplicação de metodologias e outras que auxiliam esse processo, além de outras coisas. Hoje, apresentaremos algumas metodologias, seus benefícios, como aplicá- las e as ferramentas que vão te ajudar nesse processo.
Análise SWOT é uma ferramenta que avalia os ambientes internos e externos da empresa. O SWOT é uma abreviação das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Ao analisar e estabelecer a posição da empresa perante esses fatores, o time consegue combinar os pontos fortes e fracos, dentro e fora da empresa, para encontrar oportunidades e ameaças, podendo agir em cima delas. Essa metodologia deve ser utilizada para criar estratégias e planos de ação para melhorar e ajustar o que foi identificado como ameaça e fraqueza na empresa, utilizando suas forças e oportunidades.
A Asana é uma plataforma de gerenciamento de trabalhos em equipe que oferece templates para a realização da sua análise SWOT, organizando e facilitando o seu trabalho.
O Conta Azul é um plataforma de sistema de gestão online que oferece todas as informações necessárias da sua empresa para realizar uma análise SWOT profunda e informada.
O CANVAS é uma ferramenta que te auxilia na criação de um modelo de negócio como uma formulação estratégica, promovendo um formato de fácil compreensão através de fácil descrição, forte apelo visual e facilidade na discussão e reflexão em grupo. O CANVAS é composto por segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receitas, recursos principais, atividades chave, parcerias principais e estrutura de custo. Utilizando essa metodologia você desenvolve uma perspectiva sobre o seu plano de negócios e tem uma visão completa do que é viável e o que deve ser feito. Para construir o seu plano de negócios usando o CANVAS você deve preencher cada aspecto mencionado acima em ordem para manter um fluxo estratégico coerente.
O Miro é uma plataforma colaborativa que oferece uma lousa digital para facilitar o trabalho em equipe da sua empresa. A plataforma disponibiliza um template pronto da metodologia CANVAS para facilitar o processo.
A Zendesk é capaz de te auxiliar na aplicação da estratégia e ações derivadas do seu plano de negócios.
As metodologia ágeis tem o intuito de resolver processos organizados em etapas de produção muito longas, problemas com definição de entregas, comunicações pobres entre as equipes e o desalinhamento de informações entre o time interno e os clientes. As vantagens de utilizar metodologias ágeis são adaptabilidade, flexibilidade e produtividade, colaboração entre equipes, comunicação e gerenciando projetos e equipes. Essas são 5 das metodologias ágeis mais utilizadas:
O Scrum é uma ferramenta que é usada para implementar o desenvolvimento ágil. Ele otimiza procedimentos entre equipes e aumenta a produtividade e assertividade do planejamento. O líder do projeto deve criar listas de objetivos e definir as reuniões (ou sprints) para garantir as entregas e alta performance dos resultados antes mesmo da entrega final. A equipe deve ser composta por três papéis, Product Owner,
Scrum Master e Time de Desenvolvimento. O Scrum funciona criando ciclos, conhecidos como sprints, que são os intervalos de tempo para o desenvolvimento de cada etapa. Ao final de cada etapa, o time deve revisar o desenvolvimento e só então passar para a próxima etapa.
O Lean é uma metodologia mais indicada para projetos objetivos e tem o papel de identificar e eliminar os desperdícios dentro de uma organização ou em projetos de forma eficiente. O processo é constituído por três passos: construir, medir e aprender.
O Kanban é composto por checklists que oferecem uma visão ampla do processo do tume e do que está sendo desenvolvido. O processo é dividido por etapas de evolução de uma maneira visual. Essas etapas são:
• To Do: atividades que precisam ser realizadas;
• Doing: atividades que estão sendo realizadas;
• Done: atividades que já foram finalizadas, avaliadas e aprovadas pela equipe.
O Smart é uma ferramenta que auxilia na criação de projetos realistas seguindo cinco pilares:
Specific: determinar uma meta objetiva e específica
Measurable: essa deve deve poder ser mensurada para conseguir provar a eficiência.
Attainable: a meta deve ser alcançável
Relevant: a meta deve ser relevante para o resultado da organização ou processo
Time-related: deve-se definir um prazo para essa meta
Se você acredita que alguma dessas metodologias se encaixam nas suas necessidades, acesse o digitaliza.ai e encontre mais informações e ferramentas que vão te ajudar nesse processo de implementação de metodologias.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Redator
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!