Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Dona das Casas Bahia muda de nome: quando o reposicionamento de marca vale a pena

Empresa agora se chama Grupo Casas Bahia S.A.

Dona das Casas Bahia muda de nome: quando o reposicionamento de marca vale a pena

Fachada da loja das Casas Bahia (Foto: reprodução/Casas Bahia)

, jornalista

5 min

14 set 2023

Atualizado: 15 set 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A Via, dona das Casas Bahia, se chamava Via Varejo. Mudou há cerca de dois anos o nome para Via. Agora, mudou novamente para Grupo Casas Bahia S.A.

O objetivo da mudança: “focar no DNA da sua principal bandeira, resgatando o histórico de bons resultados das categorias core”, diz a marca em comunicado ao mercado.

O que faz sentido já que Casas Bahia é a marca do conglomerado que mais está no imaginário do público.


  • Via empresa: análise sobre as mudanças de nome da Via, dona das Casas Bahia.
     
  • Recapitulando: em 2021, quando mudou o nome do grupo para Via, estava seguindo a tendência de mercado em adotar o minimalismo.
     
  • Efeito viral: na época, uma série de empresas fizeram rebranding para menos, como o Ponto Frio que virou Ponto, o Facebook, que virou Meta. Observe que era um movimento de quanto mais enxuto, melhor.

Mas nem toda mudança viral deve ser adotada sem antes analisar outras métricas

  • Dedicação total a você: as Casas Bahia, por exemplo, tem uma marca forte ― imagino que você tenha “escutado” o slogan da marca ao ler a primeira frase deste bloco. Acertei?
     
  • Então, a lógica agora é exatamente essa: usar uma marca que as pessoas têm mais familiaridade para ser o nome do grupo. Quanto mais no imaginário das pessoas, melhor.

A antiga marca Ponto Frio e a nova Ponto (foto: divulgação)

Ações Casas Bahia

No entanto, dia depois do rebranding (ou seria rerebranding) o Grupo Casas Bahia (ex-Via), abriu a sessão de quinta-feira (14/09) com queda de 27,03%, passando por leilões logo em seguida. Os papéis terminaram o pregão em queda de 18,92%.

Mas afinal, quando mudar o nome da empresa realmente vale a pena?

Antes da mudança ser feita, você precisa avaliar o contexto. É o que diz Beatriz Brunson, especialista em comunicação estratégica para marcas e CMO da Gummy Conteúdo Digital nesta reportagem.

Em outras palavras, estratégia é tudo.

Agora, veja quando o reposicionamento de marca vale a pena

1 - Propriedade intelectual

Quando você abriu a empresa, mas não registrou o nome. Tempos depois, descobre que ele já está registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Daí, a marca que o registrou — antes de você — pode fazer um pedido de oposição. Ou seja, pode alegar que o nome é dela, e você não pode usá-lo, pois estaria infringindo o artigo 195 da Lei nº 9.279/1996, a lei de propriedade intelectual.

2 - Adaptação ao mercado

Outra circunstância, segundo Erika Pinheiro, diretora de marca na Ana Couto, é quando a empresa “quer se adaptar ao mercado”.

Mas lembre-se: “se não tiver uma estratégia por trás, fica uma criação por criação”, completa Erika.

Análise sobre isso: “É o branding ou o blending? O blending é aquela coisa, fica todo mundo igual”, diz Ana Couto neste episódio do Mulheres do Agora.

Por que importa?

É natural fazer mudanças na marca, mas você precisa sempre analisar os principais indicadores no curto, médio e longo prazo para entender se faz realmente sentido investir nesse tipo de estratégia ou não.

Leitura recomendada
Participe do BConnected, maior evento de gestão de negócios em rede e franquias da América Latina, o evento reúne os principais nomes do mercado para sessões presenciais e com transmissão em live streaming com cases práticos e inéditos.

Agora, se você quer usar a Inteligência Artificial para ajudar na tomada de decisões no negócio, que tal participar da mais atualizada Imersão em AI para Negócios do Brasil e aprenda as estratégias, ferramentas e soluções que vão impulsionar sua empresa e tornar você uma liderança AI de verdade. Confira!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!