Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Qual é o perfil da nova geração de CEOs?

Dados da consultoria Spencer Stuart mostram mudanças no perfil de pessoas que assumem cargo de presidência nas empresas. Confira!

Qual é o perfil da nova geração de CEOs?

Pessoas trabalhando (Foto: Getty Images)

, jornalista

3 min

1 mar 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Alguma vez você já pensou em assumir a posição de CEO? Me conta aqui. Hoje, pouco antes de escrever esse texto, eu li um relatório sobre o perfil da nova geração de CEOs. Vou trazer alguns highlights, tá? 

Uma das mudanças é que, se até o período do pico da pandemia, eram favorecidos homens com mais experiência no mercado para assumir a cadeira de presidência nas empresas, agora a história está começando a mudar…

Qual o perfil de CEO?

Mais mulheres assumem a posição de CEO
Embora a diversidade de gênero no topo dos negócios ainda esteja longe da igualdade, em 2022 foi identificado um saldo na posição de CEO mulheres: 13% ocupam o cargo, acima dos 6% em 2021. Os dados foram divulgados pela consultoria Spencer Stuart.

CEOs com menos de 60 anos passam a assumir a cadeira da presidência
“A idade média de novos CEOs nas empresas listadas na S&P 500 caiu de 55 anos em 2021 para 53 anos em 2022. É a maior queda ano a ano em mais de duas décadas”, diz a empresa. Quase 30% desses CEOs têm menos de 50 anos.


Por que CEOs renunciam ao cargo?

Tem CEO renunciando ao cargo e, se você acompanha o app da StartSe, está sabendo disso. Agora, você vai descobrir o porquê ― com base nos dados divulgados pela Spencer Stuart:

  • 86% se aposentaram* 
  • 7% por razões de saúde
  • 7% renunciou sob pressão

A grande maioria (86%) das transições de CEO foi atribuída à decisão do ex-CEO de se aposentar ou renunciar, a par de 2021, quando 85% foram atribuídos a aposentadorias. 

As demissões sob pressão permaneceram inalteradas em 7%, em comparação com 6% em 2021. 

“Em meio à incerteza ou às condições desafiadoras do mercado, é menos provável que você veja saídas forçadas, pois os conselhos se concentram em minimizar a interrupção da organização e potencialmente estender mais tolerância ao baixo desempenho”, afirma a consultoria.

“Das transições restantes, 7% dos CEOs saíram por motivos de saúde e, pela primeira vez desde que Spencer Stuart coletou dados de transição de CEO, nenhum foi selecionado como parte de uma transição de M&A”, completa.

PAPO DE VIDEOCAST

😎 Já que estamos falando de CEO, confira este episódio do videocast Mulheres do Agora, com Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil. Conversamos sobre saúde mental, liderança, carreira e muito mais. Assista!

*Esse conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda sesgunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.


 

Thumbnail do vídeo

Leitura recomendada

CEOs e Altas Lideranças precisam também de novas habilidades para permanecerem na posição e gerarem resultados. Se você deseja ocupar um alto cargo no futuro, precisa entender esse novo mundo agora. Confira aqui -- e da forma mais prática possível.😉

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!