StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Quanto rende investir em startups?

Será que os investimentos em startups se resumem aos unicórnios? Entenda como é composto o histórico de rendimento dos fundos de Venture Capital e o segredo para ter bons retornos investindo em startups.

Quanto rende investir em startups?

quanto-rende-investir-em-startups (Foto: GettyImages).

, Head de Conteúdo na Captable

6 min

7 mar 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Victor Marques, da CapTable Brasil.

Você já deve ter ouvido falar sobre valorizações exponenciais no investimento em startups. Para quem não analisa a fundo, pode parecer que os investidores de grandes sucessos, como Airbnb, Nubank e 99, acertaram exatamente nas startups que dariam certo.

Pode parecer que os fundos acertam exatamente nas startups que se tornam unicórnios. Mas a realidade é bem diferente: o sucesso desses players está justamente em não deixar passar boas oportunidades e alcançar o rendimento no agregado do portfólio de investidas.

PORTFÓLIO

Quando se analisa isoladamente, os casos de sucesso estrondoso parecem comuns. Mas, a realidade é que, para um investimento com retorno extremo, muitos outros com pouca ou nenhuma rentabilidade foram feitos. Por isso, o rendimento dos investimentos em startups deve sempre ser analisado sob a perspectiva do portfólio de um determinado investidor ou fundo.

FUNDOS DE INVESTIMENTO

Mesmo para os fundos de investimento, que dedicam muito do seu tempo analisando e buscando startups em estágios mais avançados para investir, a média histórica de retorno é de 25% ao ano, segundo o National Bureau of Economic Research. Para o Harvard Business Review, essa rentabilidade flutua entre 25% e 35% ao ano.

Outro fator essencial para analisar a performance dos investimentos em startups é o tempo. Os investidores experientes de Venture Capital não esperam retornos imediatos, considerando um investimento de sucesso um que dobre o capital em um período de 10 anos.

POR QUE IMPORTA?

É por isso que quem investe em startups precisa considerar todas as oportunidades de investimento, criando um portfólio com uma expectativa mais alinhada com a realidade: esperar que seus investimentos em startups deem a possibilidade de ter pelo menos um retorno exponencial. 

Mas, para isso, é preciso montar um portfólio, onde você tenha mais chances de identificar uma startup que dará muito certo. Apenas 10% a 20% das investidas no seu portfólio precisam ser realmente exponenciais para que se atinja a taxa média de retorno de 25% a 30% ao ano. Muitos fundos ganham a sua reputação após um ou dois investimentos do tipo.

Para ter a chance de encontrar as startups que darão muito certo você precisa, portanto, montar o seu portfólio. Confira as opções disponíveis e comece hoje mesmo a construir seus retornos do futuro.

Quer saber antes sobre startups inovadoras e ter a chance de ser sócio desses negócios com crescimento acelerado? Conheça a CapTable, hub de investimento em startups da StartSe. Para ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades e entrar na Nova Economia em 2022, participe do grupo exclusivo do Telegram para avisos de novas captações! Se você quer captar conosco, saiba mais e se inscreva no nosso processo de seleção.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!