Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Quanto rende investir em startups?

Será que os investimentos em startups se resumem aos unicórnios? Entenda como é composto o histórico de rendimento dos fundos de Venture Capital e o segredo para ter bons retornos investindo em startups.

Quanto rende investir em startups?

quanto-rende-investir-em-startups (Foto: GettyImages).

, Head de Conteúdo na Captable

6 min

7 mar 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Victor Marques, da CapTable Brasil.

Você já deve ter ouvido falar sobre valorizações exponenciais no investimento em startups. Para quem não analisa a fundo, pode parecer que os investidores de grandes sucessos, como Airbnb, Nubank e 99, acertaram exatamente nas startups que dariam certo.

Pode parecer que os fundos acertam exatamente nas startups que se tornam unicórnios. Mas a realidade é bem diferente: o sucesso desses players está justamente em não deixar passar boas oportunidades e alcançar o rendimento no agregado do portfólio de investidas.

PORTFÓLIO

Quando se analisa isoladamente, os casos de sucesso estrondoso parecem comuns. Mas, a realidade é que, para um investimento com retorno extremo, muitos outros com pouca ou nenhuma rentabilidade foram feitos. Por isso, o rendimento dos investimentos em startups deve sempre ser analisado sob a perspectiva do portfólio de um determinado investidor ou fundo.

FUNDOS DE INVESTIMENTO

Mesmo para os fundos de investimento, que dedicam muito do seu tempo analisando e buscando startups em estágios mais avançados para investir, a média histórica de retorno é de 25% ao ano, segundo o National Bureau of Economic Research. Para o Harvard Business Review, essa rentabilidade flutua entre 25% e 35% ao ano.

Outro fator essencial para analisar a performance dos investimentos em startups é o tempo. Os investidores experientes de Venture Capital não esperam retornos imediatos, considerando um investimento de sucesso um que dobre o capital em um período de 10 anos.

POR QUE IMPORTA?

É por isso que quem investe em startups precisa considerar todas as oportunidades de investimento, criando um portfólio com uma expectativa mais alinhada com a realidade: esperar que seus investimentos em startups deem a possibilidade de ter pelo menos um retorno exponencial. 

Mas, para isso, é preciso montar um portfólio, onde você tenha mais chances de identificar uma startup que dará muito certo. Apenas 10% a 20% das investidas no seu portfólio precisam ser realmente exponenciais para que se atinja a taxa média de retorno de 25% a 30% ao ano. Muitos fundos ganham a sua reputação após um ou dois investimentos do tipo.

Para ter a chance de encontrar as startups que darão muito certo você precisa, portanto, montar o seu portfólio. Confira as opções disponíveis e comece hoje mesmo a construir seus retornos do futuro.

Quer saber antes sobre startups inovadoras e ter a chance de ser sócio desses negócios com crescimento acelerado? Conheça a CapTable, hub de investimento em startups da StartSe. Para ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades e entrar na Nova Economia em 2022, participe do grupo exclusivo do Telegram para avisos de novas captações! Se você quer captar conosco, saiba mais e se inscreva no nosso processo de seleção.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!