Querendo criar uma máquina de vendas? A gente traz os princípios que começam dentro de casa: olhando para seus processos e sua equipe a partir da metodologia Receita Previsível
Homem olhando gráfico de dados no computador (foto: Joshua Mayo/Unsplash)
, Jornalista
6 min
•
16 set 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Camila Petry Feiler
Quando Aaron Ross olhou para o processo comercial da Salesforce, ele percebeu três etapas: pré-vendas, que filtram as oportunidades; Closer, que pega essa oportunidade; E o sucesso do cliente, que olha para o uso do produto ou serviço e entende novas oportunidades de negócio.
A partir daí, ele pensou em uma metodologia, a Receita Previsível, que elenca essa jornada de vendas para garantir ganhos calculados no final do mês.
Isso porque, de acordo com a Sales Hacker, 65% dos vendedores passam a maior parte do tempo em atividades que não estão relacionadas a vendas. Qual o impacto disso? 75% dos negócios no funil de vendas nunca fecham.
Ao apresentar o conceito no PMEx, programa de mentoria da StartSe, Thiago Muniz, CEO do Receita Previsível, explica que a metodologia demanda uma mudança de mindset, onde a equipe de vendas se responsabiliza pelo processo e cada vendedor é autônomo no seu gerenciamento, colhendo a troca com a equipe e com a empresa para o desenvolvimento de todos.
“Existe uma cobrança muito grande das pessoas serem o superman das vendas. E eu sempre falo que Receita Previsível vai te ajudar a lidar com pessoas normais, que tem um resultado médio”, explica Thiago. Para ele, pessoas normais vão ter dias muito bons e dias ruins, a diferença é criar uma autoconsciência alinhada ao suporte do empresário, que ao invés de apontar o dedo, vai acolher.
Ao conhecer sua equipe e acompanhar as entregas dia a dia, não tem susto final do mês. Sabe por que? Se as métricas estão sendo avaliadas, é possível entender, no detalhe, o que melhorar já, sem esperar o final do mês para olhar para o funil e entender o que deu de errado nas vendas.
“Eu digo que você tem que ser amável com as pessoas, mas duro com os processos. E para ser duro com os processos, eu tenho que acompanhar, com alguns processos simples. Eu vou ter uma reunião diária de 15 minutos em que cada pessoa do time vai trazer seus objetivos do dia. Eu vou ter uma reunião semanal onde eu vou medir a pulsação do meu funil”, diz o CEO, ao anunciar a disciplina que o empresário tem que ter, independente do tamanho da sua empresa.
Quer saber mais sobre o tema e ainda como aumentar seu número de conversão, vendendo mais e tendo receita previsível? Assista ao vídeo:
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!