Nova lei na Califórnia estipula multa se for provado que filhos ficam viciados no uso dos apps.
TikTok, aplicativo, rede social, instagram (Foto: Solen Feyissa on Unsplash)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Junior Borneli
Um projeto de lei na Califórnia, onde ficam as bases de Facebook, Instagram, Snap Inc., e Twitter, permite que os pais processem as empresas de rede social caso seus filhos fiquem "viciados". Seria uma retaliação ao TikTok?
O projeto de lei já foi aprovado na Câmara da Califórnia e agora vai para o Senado Estadual. O valor da multa é de US$ 25 mil caso fique provado que pessoas abaixo de 18 anos se viciaram na rede.
Coincidência ou não, a rede social com maior número de pessoas na faixa abaixo de 18 anos é o TikTok, que é uma pedra no sapato das redes que ficam baseadas na Califórnia.
Vício em mídia social é definido como uma preocupação, obsessão ou dificuldade em reduzir o uso de uma de mídia social que causa ou contribui para danos mentais, emocionais, de desenvolvimento ou físicos.
Essa guerra entre as redes sociais tem motivo. Cada vez mais, novos apps surgem para disputar a atenção dos usuários e a briga para se manter relevante no mercado só aumenta.
O Top 10 das redes sociais fica assim:
Depois de ver essa lista, você pode estar se perguntando: onde estão o Snap Inc., o Pinterest e o Telegram? Nenhum deles entra no Top 10, mas estão à frente do Twitter.
Também chama a atenção na lista a concentração de redes num mesmo "dono". A Meta é dona de Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger. É o maior conglomerado de mídias sociais do mundo. A chinesa Tencent também é dona de outras 2 redes que estão na lista e uma terceira, que é maior que o Twitter. São elas: WeChat, QQ e Qzone.
Aposto que citei aqui algumas redes sociais que você nem sabia que existiam, certo? Foi o que aconteceu com o TikTok há 3 anos. Ninguém sabia o que era, hoje tem quase 2 bilhões de usuários.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!