Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Caso Ricardo Eletro pode servir como inspiração para a Americanas?

A varejista conseguiu reverter a falência e relançar sua marca no digital. Além disso, a empresa tem planos de abrir algumas lojas físicas. Entenda como esta reviravolta pode servir como inspiração para a Americanas!

Caso Ricardo Eletro pode servir como inspiração para a Americanas?

Ricardo Eletro (Foto: reprodução)

, jornalista

5 min

25 jan 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Poderia ser o fim, mas é o recomeço. Ricardo Eletro reverte falência, relança marca no digital e tem planos de abrir algumas lojas físicas. Essa reviravolta da varejista pode servir como inspiração para a Americanas.

Por quê?

Isso porque, relembrando a história, a Ricardo Eletro passou por uma situação similar: tinha uma dívida bilionária e entrou com o pedido de recuperação judicial, que incluiu a renegociação de dívidas e o corte de custos. O plano foi aprovado pelos credores em meados de 2022 e permitiu que a empresa saísse da falência.


Como a Americanas poderia se inspirar?

Assim como a Ricardo Eletro, a Americanas também pode se beneficiar com o plano de recuperação judicial para reverter a situação financeira. Como, por exemplo, pode incluir medidas como renegociação de dívidas, redução dos custos operacionais, investimentos em novas tecnologias para melhorar os processos internos da empresa e fazer parceria com startups. Esse último, foi uma mão na roda para a Ricardo Eletro lançar um marketplace em menos de 21 dias pela startup CaZco Digital. 

E não é difícil imaginar o porquê: o mercado de marketplace está com tudo. Estima-se que o e-commerce movimente globalmente US$ 7,4 trilhões até 2025, segundo a análise do Global E-commerce Forecast 2022, do eMarketer, em parceria com o PayPal, que ouviu 18 mil pessoas em 18 nações.

A sacada da Ricardo Eletro em fechar parceria com a startup está na tecnologia usada no marketplace: a clientela b2b não precisa ter conhecimento em tech porque o site tem linguagem no-code e low-code ― duas das maiores tendências, segundo a Gartner. Além de oferecer painel ERP (outra grande tendência do mundo dos negócios). O que seria um diferencial para facilitar e otimizar o tempo dos clientes.

O que Ricardo Eletro faz hoje?

A varejista, que ficou conhecida por ter foco em eletrônicos, agora abriu o escopo: vende uma série de outros produtos, além de eletrônicos, tornando-se assim, uma loja de departamento. Em fevereiro de 2022, deve abrir duas lojas físicas com a marca “Nossa Eletro”, segundo o Estadão. A mudança de nome pode ser estratégica para atrair clientes. Entenda mais aqui sobre rebranding.

POR QUE IMPORTA?

É essencial lembrar que, para que um negócio sobreviva ― mesmo diante de dívidas bilionárias ―, é necessário focar em inovações e tendências que façam sentido para o seu negócio. Por exemplo, a Ricardo Eletro tem investido em tecnologias no-code e low-code no marketplace, o que representa eficiência e diferencial para clientes b2b. E você, como pode usar o no-code e low-code para melhorar a produtividade na sua empresa? Se você quiser entender mais sobre o assunto, assista ao programa Business Tech Now.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!