Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que a Ambev é acusada de rombo bilionário?

Após suspeita de ter um rombo de cerca de R$ 30 bilhões, as ações da Ambev despencaram. Veja o histórico recente da empresa e entenda de onde vieram as acusações!

Por que a Ambev é acusada de rombo bilionário?

Ambev (Fonte: divulgação)

, Produtora de Conteúdo

5 min

2 fev 2023

Atualizado: 5 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Após o escândalo contábil da Americanas, um novo rumor impacta o mercado: a Ambev teve uma queda de 3,5% na sua ação após ser acusada pela CervBrasil (Indústria da Cerveja) de um possível rombo de R$ 30 bilhões em manobras tributárias. 

  • O que as duas empresas têm em comum? Ambas são lideradas pelo mesmo trio de acionistas: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.

ROMBO BILIONÁRIO: O QUE ACONTECEU COM A AMBEV?

Basicamente, o estudo da CervBrasil acusa a Ambev de aumentar o preço de materiais necessários para a fabricação do refrigerante, que são isentos de impostos e geram créditos fiscais na Zona Franca de Manaus. O que, supostamente, resultaria em um acúmulo indevido de créditos tributários.

Paulo Petroni, diretor-geral da CervBrasil, disse em comunicado para a CVM, que pelo menos desde 2017, os relatórios de fiscalização da Receita Federal apontam bilhões e bilhões de ilícitos tributários cometidos pelos fabricantes.

AMBEV REBATE ACUSAÇÕES DA CERVBRASIL

Em sua defesa e em resposta à solicitação de manifestação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Ambev declarou que as alegações contidas na acusação da CervBrasil não possuem qualquer fundamento. Além disso, a empresa disse que calcula seus créditos tributários com base. Veja:

"Nossas demonstrações financeiras cumprem com todas as regras regulatórias e contábeis, as quais incluem a transparência do contencioso tributário. A Ambev está entre as 5 maiores pagadores de impostos no Brasil"

VEJA A NOTA DE ESCLARECIMENTO DA AMBEV NO LINKEDIN

HISTÓRICO RECENTE DA AMBEV

  • Destaque no mercado brasileiro de bebidas. A Ambev lançou diversos produtos inovadores, como a cerveja Brahma 0,0%, a Skol Beats Senses e a Budweiser Freedom.
  • Investimento em marketing de influência. A empresa também investiu em parcerias com grandes marcas, como o time de futebol do Corinthians, e artistas como Gusttavo Lima e Anitta.
  • Referência na sua atuação na área social. A companhia lançou o projeto “Cerveja Solidária”, que doou mais de 1 milhão de litros de cerveja para instituições sociais e hospitais durante a pandemia da Covid-19.

RESULTADOS DO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

De acordo com Relatório de Estratégia divulgado pela Ambev, a receita líquida no Brasil cresceu dois dígitos na comparação com o ano de 2021, tanto em cervejas (+17,1%) quanto em não alcoólicos (+35,8%). O que resultou em uma expansão de 24,5% no EBITDA ajustado

Cervejas da Ambev (Fonte: divulgação)


POR QUE IMPORTA? 

Se houvesse mesmo um rombo, isso significaria que a empresa não conseguiu gerenciar sua receita para cobrir seus custos e despesas. O que é um grande alerta para outras empresas que buscam crescer e obter lucro, mas não estão preocupadas com questões éticas e sociais: o sucesso financeiro não pode ser alcançado às custas da responsabilidade social e ética corporativa.

LEITURA RECOMENDADA

Aprenda a equilibrar lucro e responsabilidade social com o nosso curso de ESG para empresas. Nossa solução aborda os principais desafios que as empresas enfrentam ao lidar com questões éticas e sociais, fornecendo ferramentas para gerenciar riscos, melhorar a transparência e alcançar resultados financeiros sustentáveis. Seja responsável e obtenha lucro: faça o curso de ESG para empresas da StartSe e fique por dentro!

https://www.startse.com/xponential-esg-program/

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!