Em meio ao inverno dos unicórnios, saiba quais pontos considerar antes de aceitar uma proposta de trabalho
Homem trabalhando em um escritório criativo usando seu computador e pessoas se movendo ao fundo (Foto: Hispanolistic via Getty Images)
, jornalista
8 min
•
24 ago 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Você recebeu uma proposta de emprego para trabalhar em uma startup, mas não sabe se deve ou não aceitá-la? Como saber se é uma decisão acertada ou se está entrando em uma furada? Quais pontos levar em consideração?
Essas são algumas das principais dúvidas entre profissionais que passaram em um processo seletivo em startup. No texto de hoje, vamos contar quais critérios você deve avaliar e as vantagens e as desvantagens de trabalhar em unicórnios. Confira a seguir!
Hoje, o mercado de startups — principalmente as que têm alguns anos no mercado — está passando por uma nova realidade. Se antes era comum muito dinheiro disponível e pouca exigência dos investidores, agora o cenário mudou. Precisa lucrar. O que causou um chacoalhão nas empresas: muitas fizeram demissões em massa para reestruturar o caixa.
Não significa, no entanto, que você deve recusar a proposta. “Existem muitas startups. Algumas não estão numa situação muito favorável, mas outras estão recebendo aporte e em nível de crescimento bom”, diz em entrevista à StartSe Tais Targa, psicóloga e especialista em carreira.
“Você deve avaliar a fase que a empresa está. Veja se recebeu aporte nos últimos meses, qual o valor e como está a relação com os investidores, por exemplo”, aconselha a especialista em carreira.
Muitas dessas movimentações no mercado de startups podem ser acompanhadas no aplicativo da StartSe. É só clicar aqui.
Além disso, vale verificar se é uma empresa que tem turnover alto, como é o clima organizacional e, principalmente, quais são as pessoas que estão na alta liderança.
“Para isso, use sites como Glassdoor, LinkedIn e até informações do Google e em sites como Reclame Aqui para dar uma investigada na reputação da empresa”, diz Tais Targa.
Também vale — se tiver oportunidade — conversar com alguém que trabalha nessa determinada empresa para saber como é o dia a dia e qual fase está.
“Se é uma companhia que tem dinheiro no caixa; ou se está contendo tudo quanto é gasto porque está numa situação menos favorável", afirma a especialista. Quanto mais consolidada e bem organizada, maiores serão as chances de ser uma boa ideia você ingressar no quadro de funcionários.
São empresas mais dinâmicas, que oferecem benefícios flexíveis, como: semana mais curta de trabalho e férias ilimitadas. Isso porque, o foco está na produtividade do profissional, e não no estilo de gestão comando e controle.
Além disso, existe a possibilidade, em muitas delas, de se tornar sócio.
Do ponto de vista dos profissionais que trabalham em startup, segundo o Glassdoor, são:
Ainda segundo o Glassdoor, as principais desvantagens listadas pelos funcionários de startups, são:
Agora, se a sua dúvida é em relação a sua carreira, veja aqui 10 passos para potencializar as suas competências.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!