StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Salário pago em criptomoeda? Chinesa JD.com usa Yuan digital para pagar funcionários

A empresa de comércio eletrônico pagou alguns de seus colaboradores com o Yuan digital (eCNY), moeda virtual chinesa, e tornou-se uma das primeiras companhias da China a adotar a modalidade. Entenda e saiba como a iniciativa pode revolucionar a maneira que lidamos com o dinheiro.

Salário pago em criptomoeda? Chinesa JD.com usa Yuan digital para pagar funcionários

Funcionária da varejista chinesa JD.com (Foto: Kevin Frayer / Correspondente via Getty Images)

, jornalista

6 min

27 abr 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Você gostaria de ter o seu salário pago em criptomoeda? Ou pagar os seus funcionários com moeda digital? Na China isso já está acontecendo. A empresa de comércio eletrônico JD.com pagou alguns de seus funcionários com o Yuan digital (eCNY), moeda virtual chinesa, e tornou-se uma das primeiras companhias da China a adotar a modalidade (ainda em fase de teste).

Foto: Getty Images

POR QUE A JD.COM PAGOU ALGUNS DE SEUS FUNCIONÁRIOS COM MOEDA DIGITAL

Pode até parecer uma cena futurística de filme, mas não é. A iniciativa começou em janeiro deste ano e faz parte de um teste-piloto “realizado em cooperação entre a JD Technology — que fornece serviços de tecnologia para o teste — e o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) — uma das instituições operadoras do programa moeda e pagamento digital (DC/EP)”, disse a empresa em comunicado.

Ao receber o salário por meio do yuan digital, "os funcionários podem transferir o pagamento para suas contas bancárias pessoais regulares ou usá-la diretamente para fazer compras em lojas físicas selecionadas ou na plataforma online da JD”, afirma a JD.com. 

No entanto, a criptomoeda ainda não é oficial na China. O país tem feito testes-piloto em várias cidades locais – e tudo indica que, num futuro breve, a moeda será oficializada. Entenda mais sobre essa iniciativa aqui.

Enquanto isso, os testes continuam a todo vapor. Segundo um porta-voz do ICBC, a iniciativa está a todo vapor. “Continuaremos a trabalhar como instituições operacionais e nos conectar com outros participantes, incluindo a JD Technology, para ajudar o Instituto de Moeda Digital do Banco Popular da China a concluir o serviço e o sistema de circulação para DC/EP.”

POR QUE IMPORTA?

O processo de testes de moeda digital no cotidiano será cada vez mais comum em todo o mundo. Prova disso é o Japão. O país disse que, durante um ano, testes com sua moeda digital chamada de Central Bank Digital Currency (CBDC) serão feitos. Além disso, cerca de 86% dos bancos centrais em todo o globo — incluindo o Brasil — ensaiam a criação de uma criptomoeda

Mas não para por aí. Estamos falando de moedas estatais, as que pertencem ao governo. Mas existem outros tipos (conheça aqui 6 tipos de criptoativos alternativos). Somente em janeiro deste ano, o mercado de criptomoedas atingiu cerca de US$ 1 trilhão e, com tamanha valorização, tem chamado também a atenção de investidores. Cerca de 1,4 milhão de pessoas investem em moedas digitais, segundo a corretora de ativos digitais Mercado Bitcoin. Seria o digital o futuro do dinheiro? Vamos acompanhar.  

Quer aprender a fazer negócios com o mercado que é o motor de crescimento do mundo? Conheça o Executive Mission China e viva a experiência de uma semana de imersão e aprendizado focado em inovação e transformação de negócios dentro do ecossistema das empresas mais disruptoras do planeta.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!