A empresa de comércio eletrônico pagou alguns de seus colaboradores com o Yuan digital (eCNY), moeda virtual chinesa, e tornou-se uma das primeiras companhias da China a adotar a modalidade. Entenda e saiba como a iniciativa pode revolucionar a maneira que lidamos com o dinheiro.
Funcionária da varejista chinesa JD.com (Foto: Kevin Frayer / Correspondente via Getty Images)
, jornalista
6 min
•
27 abr 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Você gostaria de ter o seu salário pago em criptomoeda? Ou pagar os seus funcionários com moeda digital? Na China isso já está acontecendo. A empresa de comércio eletrônico JD.com pagou alguns de seus funcionários com o Yuan digital (eCNY), moeda virtual chinesa, e tornou-se uma das primeiras companhias da China a adotar a modalidade (ainda em fase de teste).
Pode até parecer uma cena futurística de filme, mas não é. A iniciativa começou em janeiro deste ano e faz parte de um teste-piloto “realizado em cooperação entre a JD Technology — que fornece serviços de tecnologia para o teste — e o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) — uma das instituições operadoras do programa moeda e pagamento digital (DC/EP)”, disse a empresa em comunicado.
Ao receber o salário por meio do yuan digital, "os funcionários podem transferir o pagamento para suas contas bancárias pessoais regulares ou usá-la diretamente para fazer compras em lojas físicas selecionadas ou na plataforma online da JD”, afirma a JD.com.
No entanto, a criptomoeda ainda não é oficial na China. O país tem feito testes-piloto em várias cidades locais – e tudo indica que, num futuro breve, a moeda será oficializada. Entenda mais sobre essa iniciativa aqui.
Enquanto isso, os testes continuam a todo vapor. Segundo um porta-voz do ICBC, a iniciativa está a todo vapor. “Continuaremos a trabalhar como instituições operacionais e nos conectar com outros participantes, incluindo a JD Technology, para ajudar o Instituto de Moeda Digital do Banco Popular da China a concluir o serviço e o sistema de circulação para DC/EP.”
O processo de testes de moeda digital no cotidiano será cada vez mais comum em todo o mundo. Prova disso é o Japão. O país disse que, durante um ano, testes com sua moeda digital chamada de Central Bank Digital Currency (CBDC) serão feitos. Além disso, cerca de 86% dos bancos centrais em todo o globo — incluindo o Brasil — ensaiam a criação de uma criptomoeda.
Mas não para por aí. Estamos falando de moedas estatais, as que pertencem ao governo. Mas existem outros tipos (conheça aqui 6 tipos de criptoativos alternativos). Somente em janeiro deste ano, o mercado de criptomoedas atingiu cerca de US$ 1 trilhão e, com tamanha valorização, tem chamado também a atenção de investidores. Cerca de 1,4 milhão de pessoas investem em moedas digitais, segundo a corretora de ativos digitais Mercado Bitcoin. Seria o digital o futuro do dinheiro? Vamos acompanhar.
Quer aprender a fazer negócios com o mercado que é o motor de crescimento do mundo? Conheça o Executive Mission China e viva a experiência de uma semana de imersão e aprendizado focado em inovação e transformação de negócios dentro do ecossistema das empresas mais disruptoras do planeta.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!