Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como a liderança deve cuidar da sua saúde mental?

Movimentos como Great Resignation e Quiet Quitting mostram a importância dos líderes no cuidado da saúde mental dos funcionários. Confira o que dizem especialistas no assunto!

Como a liderança deve cuidar da sua saúde mental?

Empresária preocupada no escritório (Foto: FG Trade via Getty Images)

, jornalista

6 min

28 out 2022

Atualizado: 17 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

"Nos últimos anos, saúde mental se tornou um tema mais presente na vida de todos nós, principalmente dentro das empresas”, diz durante o SVWC 2022 Renata Tomazeli, psicóloga e fundadora da Youfeel Health.

Alguns movimentos no mundo corporativo — que surgiram a partir de 2020 — como Great Resignation (demissão voluntária em massa) e Quiet Quitting (demissão silenciosa) levantaram a importância do cuidado com a saúde mental.

Mas antes disso, em 2016, instituições como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fórum Econômico Mundial já traziam alertas sobre o tema, principalmente no contexto do trabalho.

"Previam, por exemplo, que em 2020, saúde mental seria um fator que teria um impacto muito significativo na saúde e na economia”, afirma Renata.

“Agora, essas instituições também estão trazendo alerta para essa década em que nós estamos. O Fórum Econômico Mundial estima que até 2030 a gente vai gastar cerca de US$ 6 trilhões em decorrência dos problemas de saúde mental”, completa. Entenda abaixo como a liderança pode ajudar a prevenir no ambiente corporativo:

Renata Tomazeli, psicóloga e fundadora da Youfeel Health, no SVWC 2022 (foto: StartSe)

Como os líderes podem cuidar da sua saúde mental e a do seu time?

Antes, é importante que você saiba um dado: em média 30% dos mais de 100 milhões de profissionais brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout, segundo um estudo feito pelo International Stress Management Association (Isma). 

Não à toa. “A gente vive, ainda, em uma cultura onde o excesso de trabalho, a longa jornada e estar ocupado acima de ser produtivo, ainda são valorizados”, diz Renata. Esses são alguns fatores que podem trazer prejuízo à saúde mental.

E como a liderança deve agir?

  • Cultura organizacional coerente: “primeiro, você precisa estar alinhado com a cultura da organização. Esse é o primeiro ponto. Não adianta a empresa ter um discurso, e você outro”, afirma Bruno Carone, fundador da startup Férias & Co.
     
  • Autonomia: “dê autonomia para o colaborador trabalhar da forma como ele se sente melhor e do jeito que ele vai produzir mais, porque no final das contas, a produtividade [vale mais do que passar horas no trabalho]”, diz Carone.
     
  • Transparência: ofereça um ambiente em que o seu time se sinta à vontade para ser transparente e contar, por exemplo, que está com excesso de trabalho ou que não está bem com a saúde mental. Assim, você pode oferecer opções flexíveis para ajudar a reduzir o estresse e a evitar desgastes. E claro, orientar tratamento com profissionais especializados — sem tabu.
     
  • Benefícios corporativos: sugira para a área de recursos humanos, a personalização de benefícios que façam sentido para o time. “Na Gupy, por exemplo, quando o assunto é maternidade e paternidade, as pessoas têm jornada reduzida para poder ficar com a criança”, afirma Tamara Braga, head de diversidade e inclusão na Gupy. Outros benefícios que são tendências: semana mais curta de trabalho e férias extras ou ilimitadas.

POR QUE IMPORTA?

Cuidar da saúde mental do seu time é importante por vários fatores, como atrair e reter talentos em tempos de Great Resignation. Para você ter uma noção, em agosto deste ano foram registrados 632.798 pedidos de demissão no país. Nos Estados Unidos, o número chegou, em 2021, a 39 milhões. Um dos fatores que fizeram esses profissionais pedirem demissão é o cuidado com a saúde mental (leia aqui quando vale a pena pedir demissão). Ou seja, quanto mais você oferecer um ambiente saudável, maior será a chance de atrair e reter talentos. Além disso, o assunto faz parte da Agenda ESG.

+ Se você quer ser uma liderança com competências-chave de gestão e inovação para liderar um time, clique aqui.

Banner XBA setembro 2022

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!