Entra ano e sai ano e as fintechs sempre ficam em evidência. Para 2023, outro setor vem ganhando destaque, descubra qual.
Uma oportunidade para o setor será unir o campo às tecnologias que já ganharam espaço nos outros segmentos, como a inteligência artificial. (Foto: Unsplash).
, Head de Conteúdo na Captable
6 min
•
15 mar 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Enquanto todos os outros setores de startups tiveram queda na representatividade dos investimentos em 2022 no Brasil, a representatividade das agritechs cresceu 240% em comparação a 2021. Também, foi o terceiro setor que mais fechou rodadas, com 73 – atrás das fintechs (318) e healthtechs (96).
Tudo indica que o agro continuará pop em 2023.
E os M&As em fevereiro são um exemplo disso: foram 3 fusões ou aquisições de agritechs, que fizeram o setor empatar com as fintechs – as campeãs invictas por muitos meses.
Para Francisco Jardim, sócio-fundador da SP Ventures, fundo de venture capital focado em agronegócio, o agro tem as melhores perspectivas para o ano – aliando a força dos negócios do campo e as pautas de sustentabilidade.
Para ele, “as agritechs devem encerrar 2023 como os ativos mais resilientes dentro do ecossistema de tecnologia, com crescimento e acesso a capital (…) a tese é defensiva e de longo prazo”. De acordo com o Radar Agtech Brasil, mapeamento realizado pela Embrapa, o Brasil fechou 2022 com 1.703 agritechs, 8% a mais que em 2021.
Outra grande oportunidade para o setor será unir o campo às tecnologias que já ganharam espaço nos outros segmentos – e que estão em alta no momento – como a inteligência artificial.
Combinar a quantidade de dados obtida através da agricultura de precisão e entregar decisões mais assertivas aos usuários deverá fazer parte da receita perfeita para o crescimento do setor.
O potencial das agritechs sempre foi claro: com a potência do agro brasileiro e as possibilidades das startups, as duas áreas iriam, invariavelmente, unir forças para desbravar novos caminhos muito lucrativos.
Por isso, desde sua primeira rodada, a Captable sempre trilhou um caminho muito próximo de startups do agronegócio – a Eirene foi a primeira delas. De lá para cá, a Captable já levantou investimentos para 7 agritechs, totalizando mais de R$ 11 milhões investidos, em 2252 investimentos únicos, realizados por 1744 investidores.
Fique sabendo primeiro da próxima rodada de uma agritech na Captable.
Ao que tudo indica, sabendo plantar no lugar certo, a colheita virá – e o agro continua sendo favorito para sair como vencedor.
A Captable é o lugar onde você acessa as melhores oportunidades de investir em startups a partir de 1 mil reais. Faça as contas: com apenas 5 mil reais, você já consegue montar um portfólio diversificado e aumentar as chances de sucesso nos investimentos. Não fique de fora do próximo exit, cadastre-se.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo na Captable
Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!