Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

De jurídico à medicina: por que a Microsoft aposta nesses 5 setores

Mirar em diversos mercados permite à Microsoft explorar oportunidades de crescimento, diversificar seu portfólio e impulsionar a implementação da IA. Entenda!

De jurídico à medicina: por que a Microsoft aposta nesses 5 setores

Microsoft (Christophe Morin/IP3 / Colaborador via Getty Images)

, jornalista

6 min

25 mar 2024

Atualizado: 12 set 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Nos últimos meses, praticamente toda a reinvenção da Microsoft envolve inteligência artificial. Investimento bilionário em empresas do segmento, fusões e aquisições e a criação de uma área dedicada apenas à tecnologia do momento.

A big tech, sob a liderança de Satya Nadella, entendeu que para sair na frente dos concorrentes do Vale do Silício e de outros polos de inovação seria necessário apostar na IA. Afinal, trata-se da tecnologia que vai impactar todos os setores. Sem exceção.

Essa movimentação fez a empresa tornar-se a mais valiosa do mundo em 2023, com o valor de mercado de US$ 3 trilhões.

O grande empurrão foi a parceria com a OpenAI, a dona do ChatGPT. Além disso, tem lançado uma série de serviços, como o Copilot Microsoft, assistente de chatbot, que pode ser integrado aos aplicativos do Microsoft 365 e promete melhorar a produtividade das pessoas.

O que é uma mão na roda. Já que estima-se que cerca de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo usam o pacote Microsoft Office, tornando-o um dos pacotes de software mais populares globalmente. E, afinal, qual empresa não quer que seus funcionários tenham produtividade?


É sabido, no entanto, que o Copilot tem alguns pontos de melhoria. E a Microsoft sabe disso. “Não esperamos o momento perfeito para lançar o produto. Lançamos, aprendemos rápido [com os erros] e os corrigimos com agilidade”, conta Tania Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil, em coletiva de imprensa durante o AI Tour, principal evento da big tech sobre inteligência artificial. A regra vale para todos os lançamentos da big tech.

+ Quer aprender mais com a Tania Consentino? Participe da próxima turma do Executive Program, formação executiva para gestores e empresários.
 

Mas não é apenas no mundo dos escritórios que a empresa de tecnologia mira. Se a inteligência artificial vai impactar todos os setores, a big tech corre para dominar todos eles. Durante a conversa, Tania listou alguns setores que a IA pode beneficiar (e a big tech já tem desenvolvido uma série de IAs para cada um deles, mas este é assunto para outro artigo):

Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, em entrevista coletiva com imprensa brasileira (Reprodução blog Microsoft)

Jurídico

Isso porque, automatiza processos de leitura e faz análise de documentos legais para agilizar o trabalho de advogados, tribunais e órgãos governamentais.

Saúde

Ajuda  médicos no diagnóstico e tratamento de pacientes, sugerindo diagnósticos, exames e tratamentos com base em conversas e históricos médicos.

Melhoria da eficiência em hospitais

Usa a IA para identificar tratamentos mais eficazes, prever o desenvolvimento de doenças e simplificar procedimentos médicos, reduzindo custos e melhorando a qualidade do atendimento.

Automação industrial

Experiências anteriores com automação industrial mostram que a IA pode aumentar a produtividade e criar novas oportunidades de emprego, mesmo quando substitui certas tarefas humanas.

Desenvolvimento econômico

A implementação responsável da IA pode impulsionar o desenvolvimento econômico ao aumentar a produtividade e criar empregos mais qualificados e melhor remunerados.
 

Por que importa?

Em resumo, mirar em diversos mercados permite à Microsoft explorar oportunidades de crescimento, diversificar seu portfólio, impulsionar a inovação e causar um impacto positivo mais amplo, ao mesmo tempo em que fortalece sua posição como líder no setor de tecnologia. E você, já pensou em diversificar seu negócio de forma estratégica? 

Leitura recomendada

Aprenda a captar e compreender os sinais de mudança no seu negócio e no mercado para ter mais clareza nas tomadas de decisão e um plano de ação rápido em um mundo cada vez mais competitivo e em constante transformação no Executive Program. Tania Consentino, presidente da Microsoft, será uma das professoras convidadas para a próxima turma. Participe!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!