Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que a Shopee desistiu da América Latina?

Entenda a reestruturação da companhia e como o Brasil se tornou um local de destaque

Por que a Shopee desistiu da América Latina?

Xuxa (Foto: divulgação)

, jornalista da StartSe

0 min

9 set 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A Shopee conquistou a Xuxa e milhões de downloads do próprio aplicativo no Brasil, mas o mesmo fenômeno não se repete em outros locais da América Latina. Pelo contrário: segundo a Reuters, a companhia está encerrando as operações locais no Chile, Colômbia e México e irá deixar a Argentina.

E o que isso significa? A empresa não terá mais escritórios nos três primeiros países citados. Já na Argentina, a saída é total: as vendas serão encerradas.

E as mudanças não afetam apenas a América Latina: em março deste ano, a companhia também anunciou o encerramento de operações na Índia e na França.

Com as reestruturações, a expectativa é que muitos funcionários sejam demitidos. A oferta de novas vagas de emprego foi encerrada nos locais citados.

  • Você fica sabendo mais sobre estes e outros assuntos com o novo app StartSe. Baixe gratuitamente para ficar por dentro de tudo o que importa em carreira e negócios:  Android | iPhone

O E-MAIL DO CEO

De acordo com um e-mail interno, Chris Feng, CEO da Shopee, justificou a reestruturação devido “à luz da atual incerteza macroeconômica elevada”. Mas as incertezas não estão acontecendo apenas no cenário macro.

Há uma grande flutuação econômica inclusive dentro da própria Shopee. Ela faz parte do grupo Sea, que possui um braço de jogos com a Garena e de fintech com a Sea Money. Em 2021, o valor de mercado da Sea chegou em US$ 200 bilhões, com a alta da popularidade da Garena na pandemia, mas agora estacionou em US$ 27 bilhões.

Ainda no mesmo e-mail, Feng reforçou que a companhia precisa “focar recursos nas operações principais”... E o Brasil, aparentemente, é uma delas.

A SHOPEE NO BRASIL

O marketplace foi o aplicativo mais baixado da categoria no Brasil no segundo trimestre deste ano. De acordo com relatório da Similarweb e Snaq, foram 15,8 milhões de downloads no sistema operacional Android. Em segundo lugar ficou o Mercado Livre, com 12,5 milhões.

Já neste terceiro trimestre, em julho deste ano, o app de compras inaugurou cinco novos centros de distribuição no país. A Shopee escolheu São João do Meriti (RJ), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Contagem (MG) e Santana do Parnaíba (SP) como pontos estratégicos para diminuir o tempo e distância nas entregas das compras online.

Com uma estratégia de frete grátis e grandes promoções em todos os meses, a Shopee está trazendo a estratégia do e-commerce chinês para o Brasil – e a receita está funcionando.

Quer entender melhor o contexto das empresas que estão fechando? Confira o que Pascal Finette, que teve passagens por empresas como Mozilla e Google, tem a dizer:

Thumbnail do vídeo

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!