Um dos aplicativos móveis mais baixados da década, o Snapchat hoje enfrenta uma crise de desvalorização e precisa reinventar-se se quer continuar perpétuo.
Foto por: Rock Content
, Produção de Conteúdo
6 min
•
28 mai 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Imagina ter uma empresa bilionária e inovadora no segmento de redes sociais, a qual inspirou comportamentos parecidos em muitas concorrentes. Agora, imagina essa mesma empresa, de um dia para o outro, perder mais de 160 bilhões de dólares de valor de mercado. Parece assustador e improvável, não é?
Foi o que aconteceu com a Snap Inc. A empresa estadunidense de câmeras e mídias sociais, ganhou notoriedade no mundo quando fundou o aplicativo Snapchat, em 2011, que se tornou referência em modelos de conteúdo nas redes sociais, inspirando os stories do Facebook e Instagram.
Com o tempo, a rápida posição da concorrência e as novidades constantes no mercado, fizeram com que o Snapchat cada vez mais fosse ficando para trás em relação a outros aplicativos de mídia com funções similares. Após passar por várias atualizações de versão, em 2017 veio a primeira crise de produto.
Em novembro deste mesmo ano, o aplicativo passou por um redesign, o que a própria Snap Inc. chamou de “O novo Snapchat”, para tentar permanecer relevante no mercado, mas parece que o efeito foi o contrário do esperado. Muitos usuários criticaram a nova versão do aplicativo, dizendo ter atrapalhado as funcionalidades primárias do mesmo. Três meses depois, um tweet da influencer Kylie Jenner reclamando da interface do app, foi o suficiente para fazer a empresa perder U$ 1,3 bilhão em valor de mercado em um dia.
Em 2019, o Snapchat foi considerado o quinto aplicativo móvel mais baixado da década, o que fez com que, em 2020, a Snap Inc. adquirisse a Al Factory para aprimorar suas capacidades de vídeo, numa tentativa de permanecer relevante… mas não foi o suficiente. Desde 2017, o aplicativo já vinha perdendo sua relevância, e pequenos aprimoramentos não serviram para mantê-lo no topo.
Era necessário mais. Algo que tornasse o Snapchat de novo um gigante, ou então, pensar até mesmo em acabar com o Snapchat e inventar outro aplicativo. Nada disso aconteceu. Pelo contrário, novas redes como o TikTok ganharam espaço e roubaram a audiência de quem ficou para trás. Por esse motivo, o lucro da Snap Inc. caiu para U$ 20 bilhões e derreteu 43% em ações em um único dia. Uma empresa que já valeu mais de U$ 160 bilhões.
Casos como esse da Snapchat, são mais comuns no meio corporativo do que você imagina. Se você quer ficar por dentro de tudo e saber como evitar que sua empresa passe pelo mesmo, assista ao Podcast Organizações Infinitas. Todas as quartas, às 17h, um conteúdo novo para você.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produção de Conteúdo
Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!