Novo app de transmissões de áudio ao vivo já está disponível no Brasil e promete aquecer ainda mais esse mercado.
Spotify Greenroom (foto: Divulgação)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Alberto Cataldi
O Spotify lançou oficialmente seu concorrente para o Clubhouse. Na verdade, é uma atualização de um app que a empresa de streaming comprou em março e que agora foi renovado para se tornar um concorrente de peso no mercado de transmissões ao vivo de áudio. O Spotify Greenroon foi desenvolvido inicialmente pela startup Betty Labs como Locker Room, um app de conversas sobre esportes, mas agora passa a ser uma plataforma para acompanhar qualquer tema.
O app já está disponível gratuitamente em 135 mercados em todo o mundo (incluindo o Brasil), tanto para iOS quanto para Android. E não precisa usar por muito tempo para perceber que o rival já chegou bem à frente do Clubhouse em qualidade.
O modelo do Spotify Greenroom é muito parecido daquele popularizado pelo Clubhouse e depois adaptado pelo Twitter Spaces: você pode escolher entrar em salas de variados temas, onde encontra uma série círculos com fotos de pessoas. São os participantes, que podem ser anfitriões ou apenas ouvintes. Estes últimos têm a opção de levantar a mão (clicando em um botão) e pedir para participar, assim os apresentadores podem chamar quem quiser entrar na conversa. O limite de cada sala é de 1.000 pessoas.
Mas, diferente do rival, o Spotify Greenroom já chega com uma interface e funcionalidades muito bem desenvolvidas. O layout do app segue de perto a versão mais atual do próprio Spotify e conta com um sistema de busca avançado, além de uma classificação de temas que ajuda a identificar os assuntos discutidos em cada sala.
Além disso, as conversas das salas podem ser salvas e disponibilizadas como podcasts no Spotify, uma ótima integração que deverá dar mais longevidade e melhorar a qualidade dos conteúdos produzidos na plataforma.
O app também conta com uma agenda que exibe as próximas salas que têm transmissão agendada e uma função de calendário para receber uma notificação quando a transmissão começar. O login pode ser feito usando uma conta do Spotify.
O Spotify já garantiu que irá evoluir as funções do Greenroom em breve, com programação exclusiva nos moldes dos Spotify Originals que já são produzidos para seu app de músicas e podcasts. Ao mesmo tempo, a empresa anunciou a criação do Spotify Creator Fund, que promete ajudar os criadores de conteúdo a monetizarem suas salas. A empresa declara há muito tempo que o mercado de áudio é algo que ainda tem muito a ser explorado pelas marcas, e deixa claro que vai se posicionar muito bem para tirar proveito disso ao mesmo tempo em que incentiva a entrada de novos criadores neste meio.
O consumo de conteúdos em áudio explodiu no último ano. O Spotify, por exemplo, saltou de 700 mil podcasts em sua plataforma em 2019 para 2,2 milhões no fim de 2020, o que motivou a empresa a investir em uma nova frente de assinatura de podcasts.
Ainda segundo a empresa, 25% de seus usuários ativos mensais interagiram com algum conteúdo de podcast no último trimestre de 2020. Isso é o dobro do consumo registrado em 2019.
O resultado, obviamente, é um olhar financeiro mais apurado para este mercado, que ainda não parece devidamente estruturado. Apenas nos Estados Unidos, é esperado uma entrada de US$ 1,28 bilhão em publicidade em podcasts em 2021. Diversas marcas já entenderam o valor de uma audiência dedicada e com hábito de consumo de conteúdo aliado à rotina e isso deverá expandir ainda mais o alcance e o sucesso dos podcasts nos próximos anos.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!