Solução de equipes multidisciplinares de alta performance sob demanda dá agilidade para criar ou evoluir Produtos Digitais, além de mitigar riscos para a empresa
Pessoas trabalhando com computadores (foto: Helena Lopes/Unsplash)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Daniel Navas
Com o crescimento constante das tecnologias, aquelas empresas que não possuem nenhum tipo de produto digital ficam parecendo até jurássicas. Seja um aplicativo, uma plataforma para os usuários ou algum outro gadget para aproximar ainda mais os clientes dos negócios, as soluções tech são essenciais para qualquer companhia crescer e entregar uma boa experiência.
Porém, é necessário no mínimo 2 meses para encontrar profissionais de produto, design e tecnologia especializados no segmento da companhia. Ou até existe um time dentro de casa, mas falta tempo ou conhecimento.
Foi pensando nestas duas frentes que surgiu o chamado Squad As a Service. É uma espécie de time de produto multidisciplinar sob demanda, que trabalha para construir o projeto idealizado pela empresa contratante durante um período que pode variar entre 45 dias, três meses e até anos. Tudo vai depender da expectativa do cliente em relação à entrega.
A equipe é selecionada, avaliada e alocada no squad por uma empresa terceirizada que garante que estes profissionais serão os melhores para os negócios do cliente. “A gente monta a equipe de acordo com a necessidade da empresa que está contratando o trabalho. Ou seja, o tamanho do time e o nível de senioridade é tudo de acordo com o que a companhia precisa. Então, começamos a desenvolver o produto. Se precisa aumentar, ou diminuir o time, a gente consegue fazer essas flexibilizações muito rapidamente”, explica Victoria Coufal, líder de geração de demanda da BossaBox, empresa especializada neste tipo de serviço.
Um dos grandes diferencias deste trabalho é o tempo em que o time é formado: em torno de 10 dias. Algo fora do comum no mercado brasileiro, já que, normalmente, o tempo para recrutar uma equipe inteira pode levar meses.
O Squad As a Service é direcionado para qualquer tamanho e segmento de empresa. Basta a companhia ter a necessidade de desenvolver uma solução digital e estar aberta à metodologia de produto. E aí vem aquela pergunta de milhões: como funciona o recrutamento destes profissionais envolvidos com tecnologia que, hoje em dia, estão tão requisitados no mercado?
A resposta é fácil: por meio de uma plataforma em que estas pessoas já estão cadastradas. No caso da BossaBox, por exemplo, atualmente, a plataforma da startup já possui mais de 20 mil profissionais de tecnologia inscritos. “A gente entende a dor do negócio, a necessidade do produto, as especificações técnicas e buscamos neste banco de dados quem faz sentido para aquela demanda”, conta Victoria.
Vamos a uma situação prática. Você tem uma empresa e quer criar um aplicativo para pessoas da terceira idade, e resolve buscar ajuda através do Squad As a Service para conseguir um time de produto. Após toda a conversa e explicação sobre o que você quer com o produto, a empresa busca os profissionais que já trabalharam com este nicho. “Isto porque o colaborador tem que ter ciência do perfil do usuário e suas necessidades”, afirma a líder de geração de demanda.
A gente sabe que o retorno de um investimento em tecnologia é difícil de ser mensurado, por isso, antes de iniciar o processo do Squad As Service, a empresa precisa alinhar com a contratada as expectativas de objetivo de negócio. “Afinal de contas, entregamos não só o produto em si, mas todo o serviço”, fala Victoria.
De acordo com a líder, a startup monta o time e também faz a gestão, garantindo assim a velocidade e a qualidade das entregas. Tudo isto por meio de uma plataforma própria. “A gente dá toda a parte de metodologias e insumos para este time poder performar bem e nos responsabilizamos por isto. Nosso objetivo é entregar uma squad que tenha a mesma performance, ou até melhor do que uma equipe interna”, acrescenta.
Além disso, o Squad As a Service também demanda muito menos tempo do cliente, já que ele não irá precisar contratar, fazer todo processo seletivo e gerir. “Então, vamos apresentando os resultados do time, sempre com os alinhamentos técnicos para ter certeza que os objetivos da squad estejam de acordo com o alinhamento aos objetivos de negócios do cliente”, finaliza Victoria.
…
A BossaBox é a opção certa para acelerar o seu roadmap de produto?
Profissionais especializados trabalhando com tecnologias e processos de ponta: assim é a BossaBox.
Conte com a BossaBox para:
Discovery de Produtos: validação e priorização de hipóteses, removendo riscos ao longo do caminho.
Discovery e Delivery: co-criação: da validação ao lançamento de um produto.
Evolução de Produtos: se você já tem um produto operacional e precisa de evolução e novas features também pode contar com a BossaBox.
Monte times de produto com a BossaBox!
Que tal começar já? Agende uma reunião!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!