Serviço de internet de de Elon Musk Starlink Aviation chegará em 2023 e terá cobertura global. Entenda como vai funcionar
Elon Musk (Foto: Getty Images)
, Produtora de Conteúdo
5 min
•
19 out 2022
•
Atualizado: 5 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A Starlink - projeto de internet da Space X – surgiu com um objetivo: levar conectividade de alta velocidade e baixa latência ao mundo todo – e nós já temos visto isso acontecer. Recentemente, ela chegou no Amazonas com a pretensão de trazer mais conexão nas áreas rurais e monitorar o desmatamento; agora, a proposta é outra.
A empresa revelou que, em 2023, a internet de Elon Musk poderá ser utilizada em aviões com o lançamento da Starlink Aviation. O serviço vai disponibilizar velocidades de até 330 Mbps - o suficiente para carregar vídeos, jogos e outras atividades.
E mais: a internet ficará disponível durante todo os momentos do voo, desde a decolagem, percurso e pouso, com a latência baixíssima de 20 ms. O único requisito, entretanto, é que as aeronaves estejam devidamente preparadas com o “Kit de Aviação Starlink”, que possui um Aero Terminal, uma fonte de energia, dois pontos de acesso sem fio e cabos.
A Space X responde: “Como os satélites estão se movendo em órbita terrestre baixa, sempre há satélites acima ou próximos para fornecer um sinal forte em altas latitudes e regiões polares – ao contrário dos satélites geoestacionários”. Isso significa que a Starlink deve funcionar em todos os cantos do mundo.
Inclusive, um teste de sucesso já foi feito. A demonstração foi realizada em um voo entre Burbank e San José, Califórnia, pela JSX, que anunciou que seria uma das primeiras transportadoras aéreas a adotar o serviço de internet a bordo.
Nadinha! Pelo menos pelos serviços da JSX. A empresa confirmou que a internet será oferecida sem custos extras para os passageiros.
Segundo o CEO da companhia, assim que você entrar no avião, tudo que deverá fazer é clicar no SSID e pronto. Não haverá login, nem necessidade de inclusão de cartão de crédito, será aberto a todos.
A Hawaiian Airlines também oferecerá o serviço aos seus passageiros sem custos adicionais, e deverá equipar os terminais nas aeronaves no ano que vem.
Bom, você já sabe que nos dias de hoje é muito difícil desconectar - seja do trabalho, das redes sociais ou das notícias. A internet se tornou uma ferramenta essencial em nosso cotidiano. E com isso, cada vez mais empresas estão investindo em soluções de internet rápida e irrestrita.
As companhias aéreas foram parte das primeiras empresas a investir para trazer esse serviço em 2018 e estão lucrando com isso através do serviço pago.
Então quais os pontos diferenciais da Starlink? O custo, a vantagem de poder utilizar a qualquer momento do voo e claro, a rapidez.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!