Ter um professor para tirar dúvidas enquanto assiste uma aula on-line? Sim, a Inteligência Artificial está ajudando a romper a barreira e garantir aulas mais engajantes. Entenda
tipos de google
, Jornalista
6 min
•
8 ago 2023
•
Atualizado: 8 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Agora, alunos da StartSe terão uma ferramenta de Inteligência Artificial como professor assistente. Na prática, o docente estará disponível para tirar dúvidas dos alunos.
Unindo ferramentas de Inteligência Artificial, o time de tecnologia unido ao de produto entendeu que ter um professor disponível enquanto as pessoas assistem às aulas melhora o engajamento.
Por isso, o Professor AI da StartSe ficará disponível em um chat acoplado à aula, facilitando o acesso a mais informações e também para tirar dúvidas.
Um estudo da Microsoft aponta que 99,4% das 509 instituições de ensino superior nos EUA dizem que a inteligência artificial (IA) na educação e aprendizagem será fundamental para a competitividade de suas instituições nos próximos três anos.
A Universidade de Múrcia, na Espanha, implementou um chatbot com Inteligência Artificial para ajudar os alunos com dúvidas sobre o campus e os programas acadêmicos.
No fim, ele demonstrou um alto nível de proficiência, respondendo mais de 38.708 perguntas corretamente em mais de 91% das vezes. Isso foi antes do ChatGPT -- essas métricas devem estar ainda melhores.
Alunos do curso introdutório de programação na faculdade de Harvard, nos Estados Unidos, terão uma ferramenta de inteligência artificial (IA) como professor assistente. A função do "bot CS50" é de responder perguntas, dar feedback dos trabalhos entregues e até identificar e explicar erros em linhas de código.
Acompanhar alunos online se tornou um ritual comum durante a pandemia. Muita gente aproveitou para se aprimorar e continuar se desenvolvendo. No caso das aulas gravadas, muitas dúvidas acabavam represadas, gerando um gap na aprendizagem.
À medida que as soluções educacionais de IA continuam a amadurecer, a esperança é que a IA possa ajudar a preencher as lacunas necessárias no aprendizado e no ensino e permitir que escolas e professores façam mais do que nunca.
Isso porque, a tecnologia impulsiona a eficiência, a personalização e simplifica as tarefas administrativas para permitir que os professores tenham tempo e liberdade para fornecer compreensão e adaptabilidade - capacidades exclusivamente humanas onde as máquinas teriam dificuldades.
Entendendo que logo menos, todos estaremos expostos à IA na rotina do trabalho, é importante que as instituições de ensino estejam um passo à frente, expondo a tecnologia, de forma eficiente, prática e inteligente, para que os alunos a utilizem, testem e percebam o valor (e até os erros), para entender como podem também aplicar da melhor forma. Isso é o que a StartSe está fazendo. E você, vem com a gente?
Se você quer ficar por dentro da revolução AI e ainda entender como incluir na sua empresa de forma estratégica, conheça o AI for Leaders! Ele ajudou a StartSe a criar uma cultura data driven e focada em AI, pode te ajudar também. Clique aqui para saber mais!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!