Propostas de startups para reduzir e eliminar as perdas não técnicas nas redes de distribuição de energia podem ser enviadas até o dia 10 de novembro
Torres de rede de energia elétrica (foto: montagem/Getty)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A sua startup tem um projeto voltado ao setor de energia elétrica e só precisa de uma oportunidade para colocar a solução em prática? Então, fique ligado: essa pode ser a sua chance de fazer essa ideia virar realidade.
A Iberdrola, líder mundial em energias renováveis, com mais de 170 anos de atuação, está em busca de propostas que apresentem mecanismos voltados à identificação de áreas com perdas não técnicas elevadas, onde nem mesmo a instalação de medidores inteligentes tem resolvido totalmente a questão.
O objetivo do Start-up Challenge: perdas não técnicas do sistema elétrico é encontrar soluções inovadoras que ajudem a acabar com essas perdas e, ao mesmo tempo, aumentar a taxa de sucesso nas inspeções realizadas sobretudo no Brasil, onde é representada pela Neoenergia, uma das líderes em distribuição de energia no país
A vencedora verá sua solução ser aplicada com todo o suporte técnico e de despesas necessárias para a validação e ainda integrar o Global Smart Grids Innovation Hub, uma referência mundial em redes inteligentes!
Se você não está familiarizado com o tema, não precisa gastar energia à toa: a StartSe explica. Conforme a definição da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema elétrico é composto por atividades de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.
A perda ocorre quando a energia elétrica que foi gerada passa pelas linhas de transmissão e as redes de distribuição, mas não chega a ser comercializada. Toda vez que é verificada, ela precisa ser identificada, categorizada e contabilizada corretamente, sendo classificada como técnica ou não técnica.
A perda técnica é aquela ocasionada nas instalações da rede pelo próprio funcionamento do sistema, como define a Iberdrola. Enquanto a não técnica pode ter origem em furtos, que são as ligações clandestinas ou desvios diretos da rede, por exemplo; em fraudes, como adulterações ou manipulações dos medidores; em erros de leitura, medição e faturamento.
Só em 2020, esses chamados “gatos” corresponderam a 37,9 TWh (Terawatt-hora) de energia, o que seria equivalente a um custo aproximado de R$ 8,6 bilhões, de acordo com a Aneel.
“Neste sentido, a redução das perdas não técnicas (PNTs), derivadas de furto de energia e de falhas na medição e faturamento, traz oportunidades tanto no aumento do faturamento e na eventual redução da tarifa, como também na melhoria da qualidade do fornecimento de energia”, avalia estudo feito pela entidade.
Para melhorar cenários como esse, a Iberdrola lançou o Start-up Challenge, que conta com o suporte do Programa Internacional de start-ups (PERSEO) e do Global Smart Grids Innovation Hub, novo centro de inovação em redes inteligentes da empresa.
Se você acredita que a sua startup tenha a solução ideal para essa situação, aproveite a oportunidade e se inscreva até o dia 10/11. Para isso, acesse a página do desafio, e clique para fazer a inscrição.
Antes de enviar a sua proposta, aproveite para conhecer os critérios que os especialistas da área de Negócio de Redes da Iberdrola levarão em conta para escolher a vencedora:
A startup que vencer o Start-up Challenge: perdas não técnicas do sistema elétrico terá seu nome divulgado em dezembro e assinará um acordo de colaboração e teste, passando a contar com o suporte e o custeio de todas as despesas da atividade por parte do PERSEO ou de qualquer outra empresa do grupo Iberdrola.
Dessa forma, terá a oportunidade de validar a sua proposta em ambiente real, com acesso a dados, equipamentos, infraestrutura, laboratórios de tecnologia e equipe de especialistas técnicos da área de Redes da empresa.
Outro benefício oferecido será a inclusão como colaborador no processo de adesão ao Global Smart Grids Innovation Hub, localizado na Espanha, o que garantirá acesso aos serviços, atividades e recursos disponíveis.
Uma vez que os testes e ensaios apresentem bons resultados, a startup poderá receber a demanda de aumentar a escala da solução, o que será estabelecido por meio de acordos comerciais, bem como receber investimento do PERSEO.
Onde se inscrever: https://www.iberdrola.com/inovacao/programa-internacional-startups-perseo/perdas-nao-tecnicas-sistema-eletrico-challenge
Prazo para envio de propostas: 10/11/2021
Anúncio do vencedor: dezembro 2021
Em caso de dúvidas, escreva para: IberdrolaChallenge@iberdrola.es
…
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!