A Y Combinator é uma das maiores aceleradoras do Vale do Silício. Seu método de seleção e investimento resultou em um portfólio de mais de 3000 startups, com valor combinado de US$ 300 bilhões.
stripe-airbnb-como-a-y-combinator-acelera-negocios. (Foto: Y Combinator/Divulgação).
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Victor Marques, da CapTable Brasil.
A Y Combinator atua na fase mais inicial do Venture Capital: o seed funding (investimento semente). Nesse estágio, a maioria das startups está em busca de investimento para colocar seu negócio de pé e, por ser tão inicial, é surpreendente a quantidade de cases de sucesso do portfólio da Y Combinator.
Não é por acaso. A Y Combinator começou como uma maneira de conectar investidores e startups inovadoras. No caminho, se tornou referência de processo seletivo de negócios com potencial e participou de diversas histórias de sucesso no ecossistema de inovação.
Coinbase, Stripe, AirBnb e Rappi são alguns dos nomes que passaram pelo programa, muito antes de terem seu potencial tão reconhecido e se tornarem grandes histórias de sucesso. Como a Y Combinator seleciona as startups é grande parte do motivo de tanto sucesso.
Para definir quais startups participarão do programa, a Y Combinator realiza dois processos de seleção anuais, com o objetivo de criar dois lotes de startups selecionadas anualmente. Além de investir uma pequena quantia, a Y Combinator prepara esse grupo de startups para atrair outros investidores: desde mudanças de nome até dicas de como apresentar melhor seu negócio.
As startups selecionadas participam de um ciclo de investimento que dura três meses, os fundadores de cada startup escolhida precisam se mudar para a Bay Area (região da Califórnia, que inclui o Vale do Silício) durante toda a duração do ciclo. É nesse momento que recebem a atenção da aceleradora para estruturá-las da melhor forma possível e participam de jantares semanais (que duram mais de 4h) com nomes relevantes do mercado. Ao fim do ciclo há um Demo Day, um evento onde as startups apresentam seus negócios aos maiores investidores de startups do mundo.
As vantagens ainda vão além: as startups que recebem o selo de aprovação do programa costumam receber mais atenção de fundos de investimento e outros players, inclusive em rodadas muito posteriores ao programa. Além disso, passam a fazer parte de uma comunidade de mais de 6 mil fundadores de startup que se apoiam em suas jornadas de crescimento.
Programas de aceleração como os da Y Combinator possibilitam que mais startups cheguem às fases mais avançadas de maturidade. No Brasil, o programa Scale-Up da Endeavor é o maior programa de aceleração e mentoria e o Cubo do Itaú é um dos hubs de inovação mais relevantes.
A InHouse Market possui o selo Cubo, do Itaú, participou do programa de aceleração Scale-Up, da Endeavor e recentemente foi classificada para a etapa final da seleção da Y Combinator: a entrevista com os sócios do maior programa de aceleração tecnológica do mundo.
A InHouse Market está com captação aberta na CapTable, a maior plataforma de investimento em startups do Brasil. Você pode fazer parte da história da startup que já participou do Scale-Up da Endeavor, com o selo Cubo do Itaú e que está na última etapa da seleção da Y Combinator: confira a oferta completa. Se você quer saber em primeira mão sobre novas captações da CapTable, participe do grupo do Telegram exclusivo para avisos de novas rodadas.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!