Porsche? Tesla? É da chinesa Xiaomi o carro elétrico mais rápido (até então) e vende 3680 unidades em 10 minutos.
Divugalção/Xiaomi
, Redator
6 min
•
6 nov 2024
•
Atualizado: 6 nov 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A Xiaomi, conhecida no mercado de eletrônicos, fez barulho no mercado de veículos elétricos ao apresentar uma versão de alta performance de seu sedan elétrico SU7, anunciando que o veículo será o mais rápido entre os modelos de quatro portas em produção, mirando diretamente em concorrentes como Tesla e Porsche.
Lançada oficialmente na última terça-feira (29), a versão de luxo do SU7 chega ao mercado com preço sugerido de US$ 114 mil (cerca de R$ 656,8 mil). A fabricante é novata no ramo: a Xiaomi entrou no segmento de carros elétricos apenas em março de 2024, com o lançamento do SU7 padrão.
Lei Jun, CEO da Xiaomi é uma figura popular na China, e apresentou o SU7 Ultra em um evento ao vivo, durante o qual anunciou que a novidade se equipara ao Tesla Model S Plaid em termos de preço e desempenho.
"Este é, atualmente, o carro de quatro portas mais rápido fabricado em larga escala no mundo", afirmou Lei, segundo a Reuters, ressaltando a visão da Xiaomi de criar um "carro dos sonhos" para seus consumidores.
A apresentação oficial incluiu gráficos comparativos que mostram o SU7 Ultra superando o Porsche Taycan Turbo em aceleração e velocidade máxima, além de ter desempenho superior ao do Tesla Model S Plaid em velocidade, embora com autonomia de 630 quilômetros, ligeiramente abaixo dos 672 quilômetros do Model S.
O SU7 Ultra contará com componentes avançados, como fibra de carbono no teto e freios de cerâmica, além de um design aerodinâmico pensado para alto desempenho.
A expectativa da Xiaomi é entregar 120 mil unidades do SU7 até o final do ano, com os primeiros SU7 Ultras prontos para os consumidores em março.
Desde o início dos pedidos, a demanda já se mostra forte: em apenas dez minutos após a apresentação, mais de 3.680 unidades foram encomendadas. As vendas mensais da linha SU7 na China vêm crescendo, com números ultrapassando as 20 mil unidades em outubro.
Ao lançar uma versão potente e sofisticada do SU7, a Xiaomi reforça sua entrada no mercado de veículos elétricos com uma abordagem focada em desempenho e inovação, consolidando-se como uma nova força a ser reconhecida entre os principais fabricantes automotivos.
A entrada da Xiaomi no mercado de veículos elétricos não é só mais um lançamento de carro, mas uma expansão significativa que desafia líderes como Tesla e Porsche em desempenho e acessibilidade. Este movimento sinaliza a ambição da Xiaomi em transformar-se em uma gigante da mobilidade elétrica, levando seu know-how em tecnologia e inovação de consumo para o setor automotivo.
A Xiaomi exemplifica como uma marca pode adentrar um setor competitivo alavancando a diferenciação de preço. Oferecendo um modelo que rivaliza com gigantes do setor, a Xiaomi oferece um valor agregado acessível para consumidores interessados em luxo e performance, mas sem os preços exorbitantes de outros veículos esportivos.
A aplicação de tecnologia de ponta no SU7 Ultra – como componentes de fibra de carbono e freios de cerâmica – mostra como a Xiaomi está utilizando sua experiência no desenvolvimento de eletrônicos para criar diferenciais inovadores também nos veículos elétricos, um caminho para empresas que desejam expandir suas capacidades principais para novos produtos.
A forte presença do CEO, Lei Jun, traz autenticidade e engajamento para o lançamento. Para empresas, um CEO bem posicionado pode ser um grande aliado no ganho de credibilidade e adesão rápida ao produto.
Com a expansão da demanda por veículos elétricos e a presença crescente de marcas chinesas no Brasil, o SU7 Ultra da Xiaomi pode indicar futuras oportunidades de introdução de veículos acessíveis e de alta performance, tornando o mercado brasileiro um próximo alvo para marcas dispostas a popularizar o EV (veículo elétrico).
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Redator
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!