Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Tchau, smartphone! Por que cresce o interesse por brinquedo retrô como presente de Natal?

O tamagotchi é um dos brinquedos mais populares neste final de ano em plataformas como Amazon, Mercado Livre e EBay. Entenda o que está por trás do retorno do fenômeno

Tchau, smartphone! Por que cresce o interesse por brinquedo retrô como presente de Natal?

Bichinho virtual (Foto: Getty Images // Chesnot / Colaborador)

, jornalista

6 min

19 dez 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O Tamagotchi, mais conhecido como “bichinho virtual” que foi um fenômeno nos anos 1990, voltou globalmente.

Para você ter uma ideia, é um dos brinquedos mais populares neste final de ano em plataformas como Amazon, Mercado Livre e EBay (entenda mais adiante o porquê).

Na Amazon, está em quarto lugar dos mais vendidos na categoria “bichinhos eletrônicos”. No  Mercado Livre, em segundo lugar no ranking de “aparelhos eletrônicos”. No EBay, o brinquedo pode chegar a custar mais de £ 3 mil.


O que é um Tamagotchi?

É um bichinho de estimação virtual. As primeiras versões funcionavam assim: ao ligar o aparelho, um animal de estimação aparecia em uma tela pixelada, a partir daí seria preciso cuidar dele, como dar alimento, descanso e lazer.

O sucesso foi tanto que, foram mais de 82 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, sendo 20 milhões apenas no primeiro ano.

Hoje, outros “bichinhos virtuais” mais modernos da Bandai foram lançados. Um deles é o Tamagotchi Pix Party, com tela colorida e uma câmera para o usuário tirar fotos com o personagem. 

Aqui, a sacada da empresa japonesa está em modernizar o aparelho para fisgar as novas gerações que não dispensam selfie.

Em que ano lançou o Tamagotchi?

Foi criado em 1996 por Akihiro Yokoi e Aki Maita, e foi distribuído pela empresa japonesa Bandai.

Qual o valor de um Tamagotchi?

A versão original do bichinho virtual custa US$ 60. No Brasil, é possível encontrá-lo por cerca de R$ 485. 

Tamagotchi Pix Party (Foto: divulgação Amazon)

O que traz o fenômeno de volta às prateleiras agora virtuais e o interesse dos consumidores? 

A nostalgia. Isso porque, toca o emocional dos consumidores. Faz com que eles tenham a sensação de voltar ao passado ‒ algo, por exemplo, que teoricamente é impossível. 

Resumindo, faz com que tenha o gostinho de viajar no passado e reviver emoções. Por isso, quando você tem contato com alguma marca que esteve presente em momentos especiais da sua vida no passado, você rapidamente se lembra dela.

Foi o que mostrou uma pesquisa conduzida pelo Spotify sobre os hábitos dos consumidores: 70% das pessoas têm esse comportamento.

Por outro lado, as novas gerações têm curiosidade em experimentar os serviços e produtos para, de certa forma, viajar na época que eles perderam ‒ e esse comportamento é mostrado no TikTok, rede social que tem a Geração Z como público-alvo:

  • A hashtag nostalgia tem mais de 60 bilhões de visualizações e milhares de curtidas e comentários
  • Os temas vão de desenhos e filmes a marcas de alimentos e celulares

Por que importa?

O retorno do Tamagotchi fortalece a tendência do retrô no mundo dos negócios. Para você ter uma noção, outras marcas, como a Nokia e a Kodak, também estão apostando na nostalgia para ter mais uma fonte de receita. Assim, é possível notar que o retrô é uma tendência para ficar de olho em 2023.

Leitura recomendada

Agora, se você quer ficar por dentro de outras tendências de mercado e se capacitar para essas transformações com agilidade, aqui está uma solução rápida que fará a diferença na sua carreira e no seu negócio já nos próximos meses. Veja tudo aqui!

Banner XBA setembro 2022

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!