Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

NY exige que empresas revelem salário nas vagas de emprego

Companhias com quatro funcionários ou mais terão de revelar a faixa salarial oferecida em todos os anúncios de emprego; entenda mais sobre a tendência de transparência salarial

NY exige que empresas revelem salário nas vagas de emprego

(Foto: Pexels)

, jornalista

6 min

22 fev 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

No mercado de trabalho, é comum que as pessoas se candidatem a uma vaga de emprego sem saber o salário que será pago. Obviamente não por opção delas, e sim da empresa contratante. Esta prática, no entanto, tem sido criticada pelos profissionais. Basta fazer uma busca no LinkedIn para encontrar uma enxurrada de reclamações sobre a falta de transparência salarial das companhias.

A boa notícia para os profissionais é que o movimento de transparência salarial tem ganhado força ao redor do mundo. O exemplo mais recente é nos Estados Unidos que, a partir de 15 de maio deste ano, todas as empresas de Nova York que tenham quatro funcionários ou mais serão obrigadas a revelar a faixa salarial (remuneração mínima e máxima) em seus anúncios de emprego. O mesmo vale para vagas internas. Caso contrário, poderá ser multada em até US$ 125 mil e outras penalidades.

(Foto: kate_sept2004 via Getty Images)

A prática, de um lado, oferece mais autonomia para a pessoa decidir se vale a pena participar do processo seletivo ou não. Já que muitas vezes, a seleção passa por um longo processo – que envolve dinâmicas e entrevistas – e somente no final descobre o valor da remuneração. Desta forma, otimiza o tempo dos lados: trabalhador e recrutador. 

Além disso, facilita o trabalho de busca por candidatos e ajuda na retenção de talentos, visto que 72% das pessoas preferem se candidatar a uma vaga de trabalho quando sabem o valor aproximado da remuneração, segundo pesquisa da Glassdoor. E a principal reclamação dos candidatos são falta de transparência de benefícios e pagamento.

Do outro, existe a possibilidade de perder o talento para o concorrente. Por exemplo, imagine que a rival está com a mesma vaga aberta e, para fisgar o ótimo profissional, expõe a vaga de emprego com a faixa salarial maior. Por fim, corre o risco de atrair profissionais que prezam apenas o dinheiro, não a cultura e o propósito.

+ Como construir uma cultura coerente na sua empresa?

POR QUE IMPORTA?

Ainda é cedo para falar se o movimento vai ganhar ou não força no Brasil. Mas o fato é que ao redor do mundo, a transparência salarial está a todo vapor – e não apenas na divulgação de vagas abertas, como também entre colegas de trabalho. Para você ter uma noção, alguns casos são até mais radicais: divulgam o nome, foto e valor do pagamento dos funcionários no site da companhia – e qualquer um tem acesso. O que podemos aprender com isso? Foi-se o tempo que salário era um tabu. No entanto, se a sua empresa ainda não está preparada para abrir o leque, talvez a opção seja começar aos poucos: divulgar a média salarial (mínimo e máximo) do cargo que tem vaga disponível.

+ Caso você queira saber mais sobre a importância do RH na nova economia, conheça o Gestão Inovadora para RHs e aprenda as técnicas que estão transformando o setor.

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!