Não é nenhuma novidade que as redes sociais são uma ferramenta poderosa para as empresas se conectarem com seus clientes e promoverem seus produtos ou serviços
Rede social, celular, influenciadores (Foto: Pexels)
, Colunista
11 min
•
16 ago 2023
•
Atualizado: 18 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Veja como alavancar as suas redes sociais e levar a sua empresa a outro patanar ainda em 2023. Não é nenhuma novidade que as redes sociais são uma ferramenta poderosa para as empresas se conectarem com seus clientes e promoverem seus produtos ou serviços.
No entanto, para ter sucesso, é importante ter uma estratégia de marketing bem definida.
Quem são seus clientes? Quais são as suas necessidades, interesses, dores e desejos? Onde eles passam o tempo online? Não adianta você utilizar uma rede social em que o seu público não esteja. Por exemplo: se o seu público tiver acima de 55 anos, provavelmente o TikTok não será uma boa opção para a sua empresa investir.
Quanto mais você souber sobre seu público-alvo, melhor será a sua capacidade de criar conteúdo relevante e envolvente para que eles comecem a se engajar mais com a sua empresa
O que você espera alcançar com sua presença nas redes sociais? E com as suas campanhas? Você quer aumentar o tráfego do seu site, gerar leads, impulsionar as vendas, melhorar a reputação da sua marca ou simplesmente se conectar com seus clientes?
Uma vez que você saiba quais são os seus objetivos, pode começar a desenvolver uma estratégia para alcançá-los.
A consistência é a chave para o sucesso nas redes sociais. Poste conteúdo regularmente, não apenas no feed, mas também nos Stories. Use e abuse de storytelling, pois é isso que cativa as pessoas. Afinal, não há nada melhor que uma boa história para reter a atenção de alguém.
Quanto mais consistente você for, maior a probabilidade de construir um público fiel e ter sucesso nas redes sociais.
O conteúdo é o coração da sua estratégia de redes sociais. Ele deve ser informativo, relevante e envolvente. Certifique-se de que o conteúdo seja adequado para a plataforma que você está usando.
Se for o TikTok, priorize vídeos. No Instagram, os vídeos também devem ser priorizados, mas imagens estáticas com música em alta e carrosséis explicativos também estão fazendo sucesso e, muitas vezes, gerando mais resultados que vídeos.
Portanto, use imagens e vídeos. Eles são uma ótima maneira de chamar a atenção e tornar o seu conteúdo mais visual.
Nas redes em que isso for possível, experimente usar diferentes formatos de conteúdo para manter seu público engajado.
As redes sociais são uma ótima maneira de se conectar com seus clientes e construir relacionamentos. Sempre responda os comentários e perguntas, e participe de discussões sobre tópicos relevantes para seu negócio.
Quando uma empresa responde uma mensagem privada ou um comentário, o seguidor/cliente se sente especial. Muitos até dizem isso é agradecem a atenção que lhes foi dispensada. Então não perca esta oportunidade!
As polêmicas hashtags são uma ótima maneira de fazer com que o seu conteúdo seja encontrado por outras pessoas. E, se bem selecionadas, podem atingir em cheio o seu público-alvo.
Use hashtags relevantes para o seu negócio e para o conteúdo que você está postando.
Mas atenção: não use hashtags em outros idiomas se o seu conteúdo for local, senão você vai trazer o público errado para o seu negócio e acabará perdendo o engajamento. Procure por hashtags mais específicas, para ter mais chances de acerto.
E use-as com moderação.
Não basta ter uma conta nas redes sociais, você precisa promovê-la para que as pessoas saibam que você está lá. Compartilhe seus links das redes sociais em seu site, blog, e-mail e outros canais de marketing.
Mas também faça campanhas pagas. Nelas, você direciona os anúncios a um público mais selecionado, aumentando as chances de obter o resultado esperado (mais visualizações de vídeo, mais alcance, engajamento).
É importante medir os resultados da sua estratégia de redes sociais para ver o que está funcionando e o que não está. Lembre-se: hoje em dia, é muito fácil testar. Use testes A/B para ver qual campanha/anúncio performa melhor e vá otimizando o gasto de anúncios.
Use ferramentas de análise para acompanhar o tráfego, as curtidas, os compartilhamentos e outras métricas importantes.
Outra maneira de aprimorar a sua estratégia de marketing digital em redes sociais é analisar a concorrência. Quem são os seus principais concorrentes? Quais são suas forças e fraquezas? O que eles estão fazendo bem? O que eles não estão fazendo tão bem? Onde eles estão investindo? Estão utilizando influencers? Tráfego pago ou apenas orgânico? Você pode ver o que está indo bem e tentar algo similar. Mas você também pode achar brechas para se diferenciar.
Ao analisar a concorrência, você pode identificar novas oportunidades para que a sua empresa se destaque, além de se manter atualizado sobre novas trends.
Não tenha medo de experimentar coisas novas e ser criativo com seu conteúdo. As redes sociais são muito dinâmicas, e o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Portanto, esteja sempre à procura de novas maneiras de se envolver com seu público e se destacar da multidão. Ficar fazendo “mais do mesmo” vai deixar a sua empresa para trás. Adaptação é a palavra de ordem.
Pessoas se conectam com pessoas. Então, sempre que possível, humanize o seu conteúdo.
Se não tiver budget para contratar modelos, atores ou influenciadores para fazer vídeos ou fotos, faça você mesmo ou utilize os seus funcionários.
Não há ninguém melhor que as pessoas da equipe para ajudar a vender a própria empresa. Afinal, elas sabem explicar muito bem o que a sua empresa faz. Mas lembre-se dos direitos de imagem.
Recentemente, o Grupo Meta lançou uma nova rede para concorrer com o Twitter, o Threads.
Num excelente golpe de criatividade, as contas do Instagram podiam se replicar no Threads - bastava apertar um botão e a sua nova conta já estava pronta.
O número de usuários explodiu da noite para o dia, mas hoje menos de 1/4 desses novos usuários continuam ativos (as contas estão lá, mas eles…).
A minha sugestão é que você acompanhe as novas redes, crie sua conta nelas e vá postando aos poucos, só para não deixá-las paradas. Mas sem investir nelas.
Com o tempo, você vai entender se aquela nova rede vai fazer sentido ou não para a sua estratégia de marketing.
Ao seguir essas dicas, você pode desenvolver uma estratégia de redes sociais mais eficaz, o que ajudará sua empresa a alcançar seus objetivos em 2023.
Bora colocá-las em prática?
LEITURA RECOMENDADA
Agora, saiba como abordar e adquirir clientes com estratégias de comunicação e vendas relevantes para um mundo dinâmico, conectado e com abundância de informações. Saiba mais aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Colunista
Executiva de Marketing, com mais de 20 anos de experiência, tanto online quanto offline; com atuação internacional em diversos países. Escreve na StartSe sobre as principais tendências do setor.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!