Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

10 tendências tecnológicas para o seu negócio em 2023, de acordo com a Gartner

O avanço tecnológico traz oportunidades para os negócios que unirem estratégia e sustentabilidade. Veja o que mostram as tendências para 2023:

 10 tendências tecnológicas para o seu negócio em 2023, de acordo com a Gartner

Mulher ao lado de servidores (foto: Christina @ wocintechchat.com/Unsplash)

, Jornalista

7 min

4 nov 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Independente do desafio que sua empresa tenha agora, é preciso olhar para o cenário estrategicamente e encarar a tecnologia como fundamental. Além disso, “você precisa saber quando e onde as tendências tecnológicas terão um impacto potencial”, aponta David Groombridge, Analista e Vice-Presidente da Gartner no relatório de tendências da empresa para 2023. 

A Gartner mostra que 94% dos CEOs querem manter ou acelerar a transformação digital impulsionada pela pandemia, analisando quais tecnologias são mais relevantes e que nem todas precisam ser implementadas simultaneamente. 

As principais tendências para 2023

Amazon Salon, salão de beleza tecnológico da Amazon (Foto: divulgação blog Amazon)

O relatório se apoia em 3 frentes para pensar o futuro, todas elas envoltas pela busca de soluções tecnológicas sustentáveis, e espera que as empresas sejam capazes de:

  • Otimizar a resiliência, operações ou confiança;
  • Escalar as soluções verticais e entrega de produtos;
  • Pioneirismo no envolvimento do cliente, respostas aceleradas ou oportunidade.

Metaverso

Até 2027, mais de 40% das grandes organizações em todo o mundo usarão uma combinação de Web3, computação espacial e gêmeos digitais em projetos baseados em metaversos com o objetivo de aumentar a receita.

Além da receita, a tecnologia impacta o futuro do trabalho. Por que? As organizações estão desenvolvendo maneiras de proporcionar melhor engajamento, colaboração e conexão com seus funcionários por meio de espaços de trabalho virtuais e o uso de experiências do metaverso chamadas de intraversos.

Imunidade digital

A Gartner prevê que, até 2025, as instituições que investirem na criação de imunidade digital reduzirão o período de inatividade do sistema em até 80% — e isso se traduz diretamente em maior receita. 

Thumbnail do vídeo

Inteligência artificial adaptável

Os sistemas de Inteligência Artificial Adaptáveis visam treinar continuamente os modelos e a aprender em ambientes de tempo de execução e desenvolvimento com base em novos dados para se adaptar rapidamente às mudanças nas circunstâncias do mundo real que não estavam previstas ou disponíveis durante o desenvolvimento inicial.

Gestão de Confiança, Risco e Segurança de Inteligência Artificial 

Além disso, até 2026, as organizações que operacionalizam a transparência, a confiança e a segurança da IA verão seus modelos de IA alcançarem uma melhoria de 50% nos resultados em termos de adoção, metas de negócios e aceitação do usuário.

Entretanto, muitas organizações não estão bem-preparadas para gerenciar os riscos da Inteligência Artificial. A Gartner indica que 41% das instituições sofreram uma violação de privacidade de Inteligência Artificial ou um incidente de segurança. No entanto, essa mesma pesquisa descobriu que as empresas que gerenciavam ativamente o risco, a privacidade e a segurança da Inteligência Artificial obtiveram melhores resultados nos projetos de Inteligência Artificial.

Plataformas de Nuvem

Até 2027, o Gartner prevê que mais de 50% das organizações usarão plataformas de Nuvem de setor para acelerar suas iniciativas de negócios.

Superapps 

Um superapp combina os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema em um único software. Ele não apenas possui seu próprio conjunto de funcionalidades, mas também fornece um ambiente ideal para terceiros desenvolverem e publicarem seus próprios miniaplicativos. Até 2027, a Gartner prevê que mais de 50% da população global serão usuários ativos diários de vários superapps.

Agrotech (foto: Getty)


Soluções sem fio

Embora nenhuma tecnologia domine, as empresas usarão um espectro de soluções sem fio para atender a todos os ambientes, desde Wi-Fi no escritório, serviços para dispositivos móveis, serviços de baixo consumo de energia e até conectividade de rádio. A Gartner prevê que até 2025, 60% das organizações usarão cinco ou mais soluções sem fio simultaneamente.

Engenharia de plataforma 

O objetivo da engenharia de plataforma é otimizar a experiência do desenvolvedor e acelerar a entrega de valor ao cliente pelas equipes de produto.

A Gartner prevê que 80% das organizações de engenharia de software estabelecerão equipes de plataforma até 2026 e que 75% delas incluirão portais de autoatendimento para desenvolvedores.

Observabilidade aplicada 

A Observabilidade Aplicada funciona a partir dos dados emitidos por uma organização, usando IA para analisar e fazer recomendações, o que permite que uma empresa tome decisões futuras mais rápidas e precisas. Quando aplicado sistematicamente, pode reduzir a latência de resposta e otimizar as operações de negócios em tempo real.

Tecnologia sustentável

A sustentabilidade influencia todas as tendências tecnológicas estratégicas para 2023. Em uma pesquisa recente da Gartner, os CEOs relataram que as mudanças ambientais e sociais são agora uma das três principais prioridades para os investidores, depois de lucro e receita. Isso significa que os executivos devem investir mais em soluções inovadoras projetadas para atender à demanda ESG visando cumprir as metas.

Por que importa?

No próximo ano, tecnologia vai ser importante, mas olhar para sustentabilidade vai ser fundamental. A partir das 10 tendências mapeadas, sua empresa pode alinhar inovação tecnológica com os objetivos estratégicos futuros, podendo criar oportunidades de crescimento. 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!