Nova aposta da montadora deve custar mais barato do que os carros e estarão disponíveis em cinco anos. Entenda a estratégia!
Robô da Tesla é apresentado (foto: reprodução/YouTube)
, jornalista
5 min
•
3 out 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Ano passado, Elon Musk apresentou o Tesla Bot no seu evento AI Day (AI de Artificial Intelligence), o robô humanoide de 1,70 m de altura e 57 kg.
À época, o magnata garantiu que este ano seria anunciado o protótipo, já que a apresentação havia sido feita por um ator fantasiado de robô. E foi o que aconteceu.
No AI Day deste ano, o robô que também é chamado de Optimus, subiu ao palco e acenou para a plateia. Em vídeo, mostrado pelos executivos, ainda carregou caixas, regou plantas e levantou barras de ferros.
Musk disse que vê “um futuro de abundância" pela frente. "É realmente uma transformação fundamental", disse ele.
Os robôs serão produzidos em massa e devem custar cerca de US$ 20 mil — mais barato do que os carros da montadora — e estarão disponíveis em cinco anos.
O Optimus foi desenvolvido para ter autonomia, como por exemplo, entender como funciona o mundo ao seu redor para tomar decisões.
Para você ter uma noção, aqui vai um exemplo de possível atividade do Tesla Bot nas empresas: pegar uma chave de fenda e apertar o parafuso. Já em nossas casas, ele deve ir ao supermercado fazer as compras.
Inicialmente, os testes serão feitos na linha de produção de carros da Tesla.
Caso queira saber mais sobre os detalhes de como funciona, clique aqui.
A montadora tem investido no desenvolvimento do robô para atacar a frente de robótica nas fábricas. Em outras palavras, segundo Musk, o trabalho braçal será opcional.
Com isso, Musk acredita que o robô pode trazer mais fonte de receita para a montadora do que os carros elétricos. Ainda é cedo para falar, já que muito ainda precisa ser feito para o robô, de fato, chegar ao mercado.
"Nosso objetivo é fazer um robô humanoide útil o mais rápido possível. No entanto, há muito trabalho a fazer para refinar o Optimus e tornar isso uma realidade", disse o magnata.
Apesar de não ser a primeira empresa a apostar em robô humanoide (saiba mais aqui), o da Tesla é o único focado no desenvolvimento de um robô fabricado em massa que também pode ser usado em fábricas.
A Tesla está de olho em um nicho que ainda é pouco explorado. Isso porque, apesar de não ser a primeira empresa a apostar em robô humanoide (saiba mais aqui), o da Tesla é o único focado no desenvolvimento de um robô fabricado em massa que também pode ser usado em fábricas. Com isso, a montadora mira ser líder no setor de inteligência artificial, não apenas em carros elétricos.
E o que você pode aprender com isso? Encontrar inovações que possam impactar de forma construtiva o dia a dia de seus clientes. Aqui você aprende quais são as tecnologias emergentes para você ficar um passo à frente.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!