Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Essa empresa ameaça demitir funcionários em ‘home office’ que não moram perto do escritório; entenda

TikTok notifica funcionários que moram longe dos escritórios em que trabalham e disse que quem não estiver perto do office poderá receber ações disciplinares, podendo até ser demitido

Essa empresa ameaça demitir funcionários em ‘home office’ que não moram perto do escritório; entenda

Mulher mexendo no notebook durante o home office (Crédito: Foto de Vlada Karpovich no Pexels)

, jornalista

0 min

30 jan 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

As portas dos escritórios físicos estão abertas. Só resta saber se os funcionários querem entrar… Seguindo a onda de empresas que estão reposicionando o formato de trabalho, o TikTok notificou os funcionários dos Estados Unidos que moram longe dos escritórios em que trabalham e disse que quem não estiver perto do office poderá receber ações disciplinares, podendo até ser demitido, segundo o site americano The Information.

TikTok obriga o retorno ao presencial? 

Isso não significa, no entanto, que as pessoas são obrigadas a trabalhar no escritório físico. Pelo menos por enquanto, a plataforma chinesa não exige o retorno ao presencial, mas a notícia traz indícios de que isso está próximo a acontecer.


Por quê? 

Isso porque, em 2022, a empresa já havia informado que as pessoas deveriam voltar ao trabalho presencial ao menos duas vezes por semana. Depois, estabeleceu o prazo para o início de 2023 (e, bem, estamos em janeiro, né?). Assim, o alerta mostra que é provável que a companhia peça o retorno em breve, como tem acontecido com empresas como Apple, Disney, Nubank e Twitter.

O que diz o aviso?

Por meio da Lark — software interno do TikTok —, a empresa informou que os funcionários devem comprovar que o endereço de sua residência corresponde ao local do escritório. Se isso não acontecer, está sujeito a ações disciplinares, ainda de acordo com o The Information. Quem já mudou, deve atualizar o endereço residencial na empresa para que não esteja na lista de pessoas “punidas”.

Por que importa?

Muitas big techs acreditam que podem melhorar a produtividade, a comunicação e o trabalho em equipe das pessoas com o retorno ao presencial. Ainda é cedo para afirmar se esse é o caminho certo, já que cada profissional tem a sua individualidade. Alguns performam melhor no teletrabalho, outros no office. Assim, a dica é: faça pesquisas com os seus liderados. Entenda os desafios e o impacto de uma reformulação no modelo de trabalho. Lembre-se: um dos segredos para você ter um time engajado é oferecer a cultura da transparência.

LEITURA RECOMENDADA

Fique por dentro de tudo o que importa na Nova Economia e ainda aprenda o que você precisa para transformar sua carreira e sua empresa para melhor! Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Siga a StartSe nas redes sociais: Instagram Telegram | Twitter |  YouTube

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!