Galena, Nestlé e Editora Intrínseca: entenda como essas empresas usaram o TikTok para oferecer vagas de emprego
Foto: Alexander Shatov/Unsplash
, jornalista da StartSe
4 min
•
3 jun 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas
O TikTok se consagrou como a rede social de trends e vídeos descontraídos. Mas não é apenas isso. Agora, você também pode usá-lo para contratar pessoas ou encontrar um novo emprego.
A iniciativa havia sido incentivada pelo próprio TikTok no ano passado, em um projeto-piloto. A empresa divulgou o TikTok Resumes, uma plataforma à parte do aplicativo em que as empresas divulgam vagas de trabalho e os candidatos se inscrevem enviando currículos no formato de vídeo. A iniciativa está disponível nos Estados Unidos…
Mas há quem esteja fazendo isso no Brasil, mesmo sem ainda ter a ferramenta disponível. Nós listamos abaixo três empresas que estão contratando através do TikTok:
A Galena, startup de busca de empregos para jovens que estudam ou estudaram em escolas públicas, adotou o TikTok como parte do processo seletivo. A intenção é encontrar a Geração Z em uma das redes sociais mais utilizadas por esse público.
A vaga disponível hoje é no setor de comunicação e marketing. Para isso, os candidatos devem gravar um vídeo de até 60 segundos com uma trend sobre emprego – seja dicas de entrevista, experiências no primeiro emprego, etc. O link do vídeo deve ser inserido no cadastro da vaga na Gupy.
Em 2020, a Nestlé usou o TikTok para buscar um gerente de marketing para a Nescau, marca da companhia. Como parte do processo seletivo, os candidatos criaram um vídeo de no máximo 60 segundos no app. A sugestão foi criar o vídeo de apresentação com uma música que os represente, além de conter suas principais características pessoais e profissionais.
A rede social foi escolhida porque os gestores da Nestlé estavam buscando candidatos com criatividade – uma característica importantíssima para a criação dos vídeos na rede.
Antes mesmo do TikTok lançar o Resumes, a editora de livros Intrínseca estava buscando candidatos para vagas na rede social. Heloiza Daou, diretora de marketing da companhia, publicou um vídeo divulgando o programa de estágio.
A busca por candidatos no TikTok aconteceu porque a empresa estava buscando uma pessoa para produzir conteúdo no próprio perfil da Intrínseca. Portanto, nada mais natural do que começar a busca por ali, como aconteceu.
O quadro de funcionários é um dos maiores ativos que uma companhia pode ter. Portanto, para encontrar as pessoas mais adequadas à vaga e que estejam alinhadas com a cultura, é importante também ser criativo na hora da seleção.
Além de encontrar candidatos criativos e que já tenham afinidade com a rede, o TikTok também é uma opção vantajosa para os departamentos de RH por seu potencial viral. O aplicativo foi o mais baixado do mundo em 2021 e continua mantendo o posto neste ano. As empresas ainda estão entendendo como se comunicar através dessa rede – e buscar candidatos pode ser um bom começo.
…
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!