StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Entenda a TikTokização das redes sociais

Instagram, Snapchat e Twitter estão seguindo de perto a estratégia da rival chinesa para atrair e reter usuários.

Entenda a TikTokização das redes sociais

TikTok (foto: reprodução)

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Rodrigo Fernandes

Muita gente ainda não reparou, mas estamos em meio a um processo de tiktoquização das redes sociais.

Mas não, esse processo não tem nada a ver com dancinhas da moda ou coisas do tipo.

O fato é que as redes sociais estão seguindo cada vez menos o grafo social do usuário e cada vez mais o que os algoritmos dizem que irá gerar engajamento para o seu perfil de usuário.

TikTok já nasceu assim.

Você pode até seguir algumas pessoas, mas o algoritmo tem uma presença muito forte. Aliás, até onde eu saiba, o TikTok deve ser a única rede social em que você já tem um feed desde o primeiro momento.

Mas o Snapchat, que sabe copiar e não apenas ser copiado, também está indo por esse caminho.

Engagement is growing rapidly as we roll out Spotlight worldwide, with Spotlight DAU growing 49 percent quarter-over-quarter, and average daily content submissions more than tripling when compared to the prior quarter.

TikTok (Foto: Pexels)

Grande parte do crescimento do Snapchat está vindo do Spotlight, sua ferramenta de conteúdo em destaque.

Quando ao Instagram, tão querido dos brasileiros, o caminho não é diferente:

So what you’re going to see over the next couple of months really is us start to experiment more in the space of what we call recommendations, so showing you things in Feed that you may not be following yet.

O bom e velho Twitter também não foge à regra, no caso pelo uso dos Topics, que automaticamente colocam em destaque os melhores tweets para um determinado assunto.

Based on the increased retention we’ve seen from ongoing relevance improvements in the Home timeline since 2017, we believe that providing new customers with a more personalized timeline on Twitter can lead to significantly higher retention.

A regra é clara. Há conteúdo demais.

Na verdade, há conteúdo ruim demais em meio a uma pequena porção de conteúdo muito bom – bom em termos de interesse e não em termos de julgamento de valor, é claro.

Em termos morais, a conversa é bem mais complicada.

Afinal, os algoritmos criam loops infinitos sobre o mesmo assunto. Uma receita terrível para pessoas com tendência a depressão, suicídio e outras coisas do tipo.

Em termos de liberdade de expressão também, a conversa vai se tornando cada vez mais complexa. Não é você que determina o que vai ver, é um algoritmo que cumpre este papel.

Em um mundo perfeito, um modelo desse tipo só teria vantagens. Afinal, ninguém quer gastar tempo com conteúdo que não sejam o seu interesse.

No mundo real, temos algoritmos inacessíveis determinando quais são os conteúdos que devem ser promovidos ou escondidos – talvez um dos problemas morais mais complexos dos nossos tempos.

As responsabilidades de um líder vão aumentar pós-2020 e a Educação tradicional não consegue mais acompanhar a velocidade das inovações nos mercados. Criamos a Formação de Liderança Exponencial StartSe para quem está buscando se atualizar rapidamente para tornar-se um novo tipo de liderança dentro das empresas: uma liderança estratégica, empática, ágil e inovadora. A Liderança do Agora.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!