Com prazo final em janeiro e tensões entre EUA e China, o futuro do aplicativo está em jogo enquanto questões de privacidade e geopolítica se entrelaçam
TikTok, aplicativo, rede social, instagram (Foto: Solen Feyissa on Unsplash)
, Founder da StartSe
2 min
•
3 jan 2025
•
Atualizado: 3 jan 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
Ao que parece, Apple e Google serão obrigados a retirar o TikTok das suas lojas de aplicativos, dando início a processo de banimento da rede social chinesa, nos Estados Unidos.
O prazo final para que isso aconteça é 19 de janeiro e as empresas foram formalmente notificadas por membros do Congresso dos EUA. Ainda resta uma esperança ao TikTok, que está recorrendo nos tribunais.
Há mais ou menos 1 ano, o Congresso dos EUA havia determinado que a ByteDance, dona do TikTok, encontrasse um comprador americano para o aplicativo. Desse modo ele poderia continuar operando por lá.
Contudo, apesar do interesse demonstrado por Microsoft, Oracle e até o Walmart, as conversas não avançaram. E, a menos que as relações de EUA e China melhorem com o novo governo americano, será o fim da linha.
Os EUA acusam o TikTok de ser uma plataforma de captura de dados da população. O aplicativo superou o Instagram em número de usuários entre as pessoas mais jovens e, obviamente, o governo americano decidiu agir.
Tudo isso faz parte do conflito digital entre EUA e China. Lá, no país oriental, as redes sociais americanas também não funcionam. Então, seria algo como "reciprocidade" bloquear o TikTok nos EUA.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!