StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Do trabalho à sala de aula: o papel da inteligência artificial para as bigtechs

A inteligência artificial não mudará apenas os cargos e profissões, mas a forma como aprendemos e trabalhamos: e o Google, Microsoft e OpenAI já concorrem pela dominância do mercado

Do trabalho à sala de aula: o papel da inteligência artificial para as bigtechs

ChatGPT (Foto: Pexels)

, jornalista da StartSe

5 min

1 set 2023

Atualizado: 1 set 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A inteligência artificial irá mudar o trabalho, sim. Mas não necessariamente substituindo pessoas – sabemos que essa discussão é antiga… –, mas porque este é o foco das bigtechs que estão trabalhando com essa tecnologia.

Microsoft, Google, OpenAI: no último ano, as três companhias lançaram ferramentas de inteligência artificial para o trabalho. 

A novidade mais recente é o Duet AI criado pelo Google. Sim, a empresa está indo muito além do Bard.

GOOGLE DUET AI X MICROSOFT COPILOT

A Duet AI é a assistente de I.A do Google que poderá, inclusive, ir a reuniões em seu lugar. A ferramenta também é capaz de resumir reuniões e traduzi-las em tempo real.

Além disso, ela também auxilia na produção de textos, no gerenciamento de projetos e na criação de designs nas outras plataformas do Google, como Gmail.

Essa é a resposta do Google ao Copilot lançado pela Microsoft. Não por coincidência, o preço é o mesmo: US$ 30 dólares por mês, por usuário.

De acordo com o próprio Google, o Workspace (como é chamado o grupo de suas ferramentas de trabalho, como Gmail, Drive, etc), possui mais de 3 bilhões de usuários e 10 milhões de clientes.

CHATGPT: DAS EMPRESAS ÀS SALAS DE AULA

E sim, eu não esqueci de falar do ChatGPT. A companhia lançou o ChatGPT Enterprise, o seu braço B2B que promete trazer mais rentabilidade à empresa. 

Por mais US$ 20 dentro do plano de assinatura, o ChatGPT para empresas oferece acesso ilimitado e mais rápido ao GPT-4. Também é possível fazer pedidos mais longos à I.A, que passa a entender mais camadas de contexto.

Além disso, um dos grandes diferenciais do ChatGPT Enterprise é o uso de criptografia para garantir a segurança dos dados para perguntas e respostas em andamento ou nos dados já armazenados.

Por que importa?

Como eu mencionei anteriormente, uma das maiores preocupações em torno da inteligência artificial é como ela irá afetar o futuro do trabalho, se ela irá “roubar” empregos, entre outros.

As preocupações são válidas, sim, pois ela já está pautando a oferta e demanda de algumas profissões. No entanto, a transformação mais rápida que a I.A está trazendo para o setor é a transformação da forma como trabalhamos.

Se você nunca imaginou contar com a inteligência artificial para realizar tarefas do dia a dia, isso poderá acontecer mais rápido do que você imagina – e por um valor acessível, se contar com o Duet AI ou Copilot.

E não acaba por aqui.  Eu deixei a novidade mais quente para o final: a OpenAI lançou uma guia para que professores usem o ChatGPT dentro das salas de aula. O guia inclui sugestões de prompts, explicação de como o ChatGPT funciona e quais são suas limitações.

O objetivo é que a inteligência artificial torne-se uma tutora digital. Resta saber, agora, como as escolas e professores vão receber a novidade…

LEITURA RECOMENDADA

Quer acompanhar o avanço da Inteligência Artificial de perto? A StartSe preparou formações para quem quer aproveitar o hype de forma segura. Clique aqui para saber mais!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!