Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Trump traz o TikTok de volta: entenda o que há por trás disso

Com novas regras e foco em jovens eleitores, a rede social retoma suas operações após controvérsias sobre privacidade e segurança de dados.

Trump traz o TikTok de volta: entenda o que há por trás disso

TikTok, aplicativo, rede social (Foto: Unsplash)

, produtora de conteúdo

4 min

20 jan 2025

Atualizado: 20 jan 2025

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

No último domingo (19/01), Donald Trump participou do evento Capital One Arena e discursou sobre seu novo mandato que começa hoje (20/01). Dentre os temas tratados, Trump anunciou a volta do TikTok nos Estados Unidos. 

A plataforma, que é muito popular em todo o mundo, saiu do ar no país no último sábado (18) por causa de um impasse que vem tendo muita repercussão (a gente detalhou tudo neste link). 

Resumidamente, as autoridades norte-americanas acusam a ByteDance, empresa chinesa dona do Tiktok, de coletar dados de forma indevida para o governo chinês, o que a companhia nega veemente. 

Os usuários que tinham o aplicativo instalado receberam uma notificação que avisava sobre o encerramento, mas também deixava claro que o presidente Trump trabalharia para o retorno da rede social.  

O novo presidente, por sua vez, prometeu maior tempo para que o aplicativo seja vendido e disse que a ideia é criar uma joint venture onde uma empresa americana tem 50% das ações da companhia. Essa será a nova regra. 

"E a partir de hoje, o TikTok está de volta", disse ele, recebendo aplausos da plateia. "Nós [o partido republicano] entramos no TikTok. Os republicanos nunca tiveram o voto dos jovens, mas nós vencemos o voto dos jovens por 36%, então eu gosto do TikTok", continuou Trump, reconhecendo a importância do aplicativo como uma ponte para se comunicar com a geração mais jovem. 

Por que importa?

A permanência do TikTok nos Estados Unidos é importante por diversas razões. Veja algumas abaixo: 

  • O TikTok tem um impacto significativo na economia dos EUA, gerando milhares de empregos diretos e indiretos em áreas como marketing, tecnologia, produção de conteúdo e publicidade.
  • Pequenas e médias empresas usam a plataforma para alcançar novos públicos de forma acessível, impulsionando suas vendas e crescimento.
  • Como uma das redes sociais mais inovadoras, o TikTok incentiva a concorrência no setor de tecnologia e mídias sociais, estimulando empresas locais a aprimorar suas plataformas.
  • O TikTok desempenha um papel central na criação e disseminação de tendências culturais, influenciando música, moda, dança e outras formas de expressão artística.
  • Muitos criadores de conteúdo norte-americanos usam a plataforma para compartilhar suas histórias e perspectivas, além disso ter se tornado um trabalho para a grande maioria desses criadores. 

Para o governo, como o próprio Trump disse em seu discurso, o TikTok funciona como uma ferramenta para se conectar com os jovens, então a movimentação para salvar a rede social faz muito sentido.

Vamos acompanhar os próximos passos. 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo multimidia que escreve sobre carreira, negócios e tecnologia na StartSe.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!