StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Twitter anuncia compra da Scroll. Os sites de notícia independentes agradecem

Ferramenta permite que pessoas leiam conteúdos de sites sem ver publicidades.

Twitter anuncia compra da Scroll. Os sites de notícia independentes agradecem

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Rodrigo Fernandes, especialista em estratégia e finanças de negócios digitais

Na compra da Scroll pelo Twitter, há uma empresa que promove o encontro de compradores e vendedores sendo adquirida por uma empresa que dá distribuição para quem tem produto.

O parágrafo acima fico confuso, mas acho que não deixa de ser interessante dar um destaque para as dinâmicas de mercado que estão se encontrado em uma situação assim.

O modelo de negócios do Scroll é simples. Por uma pequena mensalidade, você pode acessar uma série de sites sem publicidade.

Parte da receita é repassada para os sites que deixam de ganhar com ads e passam a ganhar (um valor superior ao que ganhava com ads) em receita recorrente.

De um lado, publicações pequenas e médias em busca de receita recorrente. De outro, leitores em busca de uma experiência de uso mais agradável.

A combinação é perfeita. Compradores e vendedores pulverizados e o Scroll funcionando como marketplace no meio destes dois lados do mercado.

App Scroll (foto: divulgação)

Muito bem. O problema é que, por mais a dinâmica acima faça sentido, um marketplace como o Scroll não deixa de ser um produto em si mesmo.

E o que um produto assim mais precisa para se tornar rentável? Altíssima escala.

Se o Calcanhar de Aquiles do negócio está aí, o Twitter com os seus quase 200 milhões de MAU's parece estar chegando para um casamento perfeito.

No fim das contas, ao invés de mandar tráfego para sites com publicidade de terceiros, que tal mandar (parte do) tráfego para sites que geram uma assinatura para o próprio Twitter?

Para um grande jornal, o modelo não faz sentido; melhor ficar com a suas assinaturas. Um jornalista de renome também não vai ver nada de interessante aqui; melhor ficar com o seu Substack.

No entanto, para a cauda longa de milhares (milhões?) de publicações de pequeno porte, que ficam se matando para ganhar algum dinheiro por meio dos adsense da vida, o modelo da Scroll associado à distribuição do Twitter pode fazer muito sentido.

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!