A produção de conteúdo está mais democrática e deu espaço para as marcas se reinventarem, mas é preciso estratégia. Entenda como utilizar o marketing de conteúdo a seu favor
, Jornalista
9 min
•
21 abr 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Camila Petry Feiler
A gente fala muito por aqui sobre a importância das marcas criarem diálogo com seu público, de forma que a confiança e fidelização aconteçam naturalmente. Uma das formas de tornar isso possível é através do Marketing de Conteúdo, uma estratégia que atrai pessoas através de conteúdos interessantes, atuais e que engajam.
Isso porque para se manter relevante, é preciso ser lembrado, se destacando da concorrência e, principalmente, ganhando a atenção do público. Mas por que usar conteúdo? Bom, com múltiplas plataformas e canais, você vai conseguir construir autoridade, educar seu público e mostrar valor, além dos produtos e serviços que você oferece.
No fim, você se torna conhecido, autoridade no tema e ainda garante clientes, que se multiplicam. Mas quando a gente fala em conteúdo, um ponto é fundamental: não é só sobre o que você faz, mas também como faz, no que acredita e em como você ajuda sua audiência.
Para Alberto Cataldi, head de conteúdo da StartSe, “o conteúdo é a única maneira efetiva de criar um relacionamento duradouro e significativo com o seu público. Ele vai permitir que você crie uma conversa com as pessoas e transforme isso em audiência. É a sua maneira de evitar a disputa de atenção e manter as pessoas engajadas com você por um longo período.”
Mas não é com um post no Instagram ou um e-mail marketing vez ou outra que você cria isso. Você precisa pensar em como entregar conteúdos de qualidade que envolvam sua audiência, garantindo novos clientes e também engajando os antigos.
Se você só fala dos seus produtos ou serviços, vai estar rememorando os tempos onde só tínhamos a tv aberta como opção de entretenimento e as propagandas funcionavam assim. Agora temos uma infinidade de canais, o que nos leva à questão que é: como ganhar a atenção, consideração e, com muita sorte, um lead para chamar de seu?
Não tem jeito, antes de começar a pensar no conteúdo, é preciso entender porque você vai criar estes conteúdos. Ele é um método muito acessível para criar resultados duradouros, mas é preciso cuidar de algumas questões para que ele funcione:
Antes de tudo, é preciso saber com quem você quer conversar -- isso vai definir o tom da mensagem, a frequência, melhores canais. Então desenhe as suas personas e como vai ser possível alcançá-las.
Se no passo anterior você entendeu que tem mais de uma persona, desenhe um fluxo de conteúdo que abarque todas elas. Assim você direciona por canal e conteúdos específicos.
Na parte do planejamento, também é importante entender quem é o responsável por cada conteúdo e quais são as métricas que vão mostrar se eles estão com bom desempenho ou não.
Agora é a hora de produzir os materiais, que podem ser textos no blog, podcasts, vídeos, e-books, desde que façam sentido para seu público, e colocar na rua. A divulgação é parte fundamental para o sucesso da estratégia. Aproveite os canais nas redes sociais e as listas de e-mail.
Fortaleça sua presença no tráfego orgânico otimizando seus conteúdo para SEO (Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca), que é um conjunto de técnicas usadas, geralmente divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade, para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google.
Agora é hora de ouvir o que sua audiência contou ao longo desse período e analisar o desempenho através dos números e métricas que foram definidos lá no começo. O marketing de conteúdo não vai trazer resultados imediatos, tá? É preciso ter constância, personalização e construção e acompanhamento diário para entender se você está no caminho certo. Lembre que nem sempre você vai acertar, mas isso te mostra um novo caminho de possibilidades.
Se você atrelar a estratégia de marketing de conteúdo ao inbound marketing, vai colher ótimos frutos. Com o funil de vendas, você cria conteúdos específicos para cada momento da jornada de compra da pessoa, que chegou até você através de um conteúdo de qualidade e seguiu em uma trajetória de aprendizagem, até o fechamento da compra consciente, que deve caminhar para uma fidelização.
Mas como funciona o conteúdo em cada parte do funil?
O topo do funil é a parte da descoberta, então você pode oferecer conteúdos mais abrangentes, didáticos e convidativos. A ideia aqui é mostrar ao público a descoberta do problema.
Ao entender a necessidade, passa-se à segunda fase, o meio do funil, onde a pessoa está em busca de uma solução. Aqui, mais do que informar, você deve entregar propostas resolutivas em seus conteúdos.
Chegando ao final do funil, o cliente está pronto para adquirir o produto e busca informações que vão definir a compra. Aqui você fala mais sobre seu produto ou serviço, trazendo cases e depoimentos de clientes, ofertas ou a possibilidade de conversar diretamente com alguém da empresa para tirar dúvidas.
Não se esqueça de cuidar da pessoa depois da venda, tá? Pense em conteúdos que vão agregar depois que ela comprou, mantendo-a por perto. Entenda qual formato pode agregar para quem já é cliente!
+ O que é Inbound Marketing e como ele influencia o sucesso de uma empresa
Você já deve ter ouvido falar que o conteúdo está morrendo e, olha, isso não poderia estar mais equivocado. Os canais mudam, o jeito como a gente produz e consome conteúdo muda, mas o conteúdo segue sendo o principal meio de comunicar, conversar e apoiar seu cliente.
De acordo com um relatório feito pelo Fórum Econômico Mundial, até 2025, as profissões emergentes da Nova Economia terão um crescimento de 7,8% para 13,5% na base de funcionários das empresas, aumentando as demandas de empregos nas áreas de marketing, vendas e produção de conteúdo.
Quer um exemplo prático? Gustavo Esteves, do Métricas Boss, contou que hoje 56% das pessoas que assinam seu curso vem dos esforços de marketing que não tem investimento em mídia paga. Com foco em conteúdo baseado em dados, eles criaram uma estratégia para atrair e fidelizar mais gente e você pode conferir aqui qual é.
Por isso, vale a pena investir em estratégias de marketing de conteúdo adaptando para a sua realidade, com as possibilidades que você tem. Conte com as ferramentas digitais, as possibilidades de automação e também fique atento às mudanças – será que um influenciador pode ajudar sua marca a crescer em conteúdo?
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!