Hackers tiveram acesso a dados mais detalhados de milhares de usuários, como gênero, localidade, idioma, status de relacionamento, religião, cidade natal e data de nascimento
Facebook (Foto: Canva)
, Produtora de Conteúdo
7 min
•
2 ago 2023
•
Atualizado: 2 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
O Facebook foi condenado a pagar R$ 20 milhões em danos morais coletivos por vazamento de dados de usuários da plataforma, do Messenger e do Whatsapp. A justiça brasileira também determinou que a empresa desembolse R$ 5 mil por danos morais a cada usuário que conseguir comprovar que teve problemas ligados ao caso entre 2018 e 2019.
Em setembro de 2018, hackers conseguiram entrar no Facebook e ver informações pessoais de 15 milhões de usuários, como nome, telefone e e-mail. Além disso, eles conseguiram acessar dados mais detalhados de outros 14 milhões de usuários, como gênero, localidade, idioma, status de relacionamento, religião, cidade natal e data de nascimento.
Confira se você usou o Facebook, WhatsApp ou Messenger entre os anos de 2018 e 2019. Se você esteve ativo nessas plataformas durante esse período, há a possibilidade de ter sido afetado pelo vazamento de dados.
Tenha em mãos informações sobre o seu uso das redes sociais durante esse período, como registros de login, posts, mensagens enviadas ou recebidas, e qualquer atividade relevante que você possa recordar.
Faça login nas suas contas do Facebook, WhatsApp e Messenger usando suas credenciais usuais.
No Facebook, navegue pela sua linha do tempo e verifique se há atividades suspeitas ou postagens que você não reconheça. Isso pode indicar que alguém teve acesso indevido à sua conta.
A situação não aconteceu apenas no Brasil, mas também afetou pessoas em outros países do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, os usuários do Facebook também foram prejudicados pelo vazamento e tiveram suas informações pessoais expostas.
Para proteger o seu negócio do vazamento de dados, é importante implementar medidas de segurança eficazes e conscientizar a equipe sobre a importância da proteção de informações. Entre elas:
A segurança dos dados dos clientes é uma preocupação crítica nos dias de hoje — especialmente com o aumento das atividades online. Quando as pessoas compartilham suas informações pessoais com uma empresa, elas esperam que esses dados sejam tratados de forma responsável e protegidos contra qualquer uso indevido.
Ao proteger as informações pessoais e financeiras dos clientes, a empresa demonstra responsabilidade e respeito pela privacidade de seus usuários, o que constrói um relacionamento de confiança que é fundamental para o sucesso do negócio a longo prazo.
Aprenda a analisar dados para impulsionar a eficiência e tomar decisões estratégicas para acelerar o crescimento do seu negócio. Nosso curso Data For Leaders mostra fundamentos da Cultura Data Driven Corporativa e oferecem um conjunto de ferramentas práticas para aplicação imediata ao final do curso. Saiba mais aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!