Veículo voador individual elétrico levantou voo em Shenzen e deve começar a ser vendido em breve; Veja teste
eVTOL da Shenzhen UFO Power Technology (foto: CN Daily/Reprodução)
, Head de Conteúdo
4 min
•
16 jun 2023
•
Atualizado: 16 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Quem olhou para os céus da China durante a última semana, pode ter visto um disco voador. Mas esse se trata de um objeto voador bem identificado: um projeto de veículo aéreo individual desenvolvido pela Shenzhen UFO Power Technology.
O projeto conta com 12 pás de hélices e espaço para um ocupante bem ao centro. O design é exatamente igual ao dos disco voadores de ficção científica dos anos 50, mas a tecnologia é bem atual, inspirada nos drones.
Chamado de eVTOL, sigla para Aeronave Elétrica de Decolagem Vertical, o veículo pode chegar a 200 metros de altura do solo e tem um tempo máximo de voo de 15 minutos. As pás são movidas por motores elétricos individuais e permitem atingir velocidades até 50 km/h. Para facilitar o a viagem, é possível optar por ajuda de um piloto automático incluído no sistema.
O uso é específico: mobilidade rápida e prática em ambientes urbanos, com acesso a locais onde o espaço para helicópteros seja restrito e a recarga possa ser feita com tomadas comuns.
Fundada em 1998, a UFO Power Technology é um grande player na fabricação e distribuição de baterias na China. Sua principal linha de produtos atual é a de reserva energética a partir de energia solar, utilizada em casas e veículos.
O disco voador da UFO foi ao ar pela primeira vez no início de junho, na cidade de Shenzhen, considerada como o principal centro de inovação do oriente. O projeto levou 3 anos para ser concluído e agora vai passar por aprovação governamental para começar a ser vendido para o público. Confira o primeiro vídeo do veículo em funcionamento abaixo:
Cada vez mais, os eVTOL estão se mostrando uma realidade próxima da mobilidade. Veículos pessoais para voos rápidos e curtos estão nas apostas de outras grandes empresas como Boeing, Embraer e United Airlines, entre outras. A China, porém, começa a se revelar como uma potência no desenvolvimento e uso dessa nova tecnologia. Outra empresa que atualmente trabalha no desenvolvimento dos chamados carros voadores é a XPeng AeroHT, que fez um voo teste em outubro de 2022
Acompanhar de perto essa inovação vai ser fundamental para entender o futuro da mobilidade e até mesmo do comportamento das pessoas.
Quer aprender a fazer negócios com o mercado que é o motor de crescimento do mundo? Conheça o Executive Mission China e viva a experiência de uma semana de imersão e aprendizado focado em inovação e transformação de negócios dentro do ecossistema das empresas mais disruptivas do planeta.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo
Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!